Palestra orienta mulheres sobre empreendedorismo e programas sociais

Conversa no Espaço da Mulher Mesquitense reuniu moradoras interessadas em empreender e esclareceu dúvidas sobre benefícios assistenciais A manhã desta quinta-feira, dia 25 de junho, foi de aprendizado e troca de experiências no Espaço da Mulher Mesquitense. O equipamento recebeu a segunda palestra sobre empreendedorismo promovida em parceria com o Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Desta vez, o tema abordado foi “Posso ter um negócio e continuar com o Bolsa Família?”, voltado às mulheres da cidade que já empreendem ou desejam iniciar uma atividade própria. A conversa foi conduzida pelo consultor do Sebrae Rio de Janeiro, Márcio França, que esclareceu dúvidas sobre a relação entre o empreendedorismo formal e a permanência em programas sociais do Governo Federal. A atividade buscou orientar as participantes sobre planejamento financeiro, geração de renda e os critérios adotados para a concessão do benefício. Muitas pessoas têm receio de perder o benefício antes de conseguir se manter a partir de um negócio próprio. A iniciativa segue com o ciclo de palestras promovido no espaço. O primeiro encontro aconteceu no último dia 17 de junho e teve como foco orientações sobre o Microempreendedor Individual (MEI), com informações sobre formalização, direitos e deveres dos pequenos empreendedores. Empoderamento feminino Coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e responsável pelo Espaço da Mulher Mesquitense, Silvânia Almeida destaca que as palestras fortalecem a autonomia financeira das participantes. “O objetivo é oferecer informação de qualidade para que as mulheres possam tomar decisões com mais segurança e confiança. Muitas vezes, elas têm vontade de empreender, mas ainda possuem dúvidas sobre os impactos dessa escolha na renda familiar. Esses encontros ajudam a esclarecer essas questões e incentivam a independência financeira, que é uma ferramenta importante de empoderamento”, ressalta. Além das palestras, o Espaço da Mulher Mesquitense oferece cursos e oficinas gratuitas voltadas à valorização da autoestima e ao fortalecimento da autonomia feminina. Entre as atividades disponíveis estão os cursos de Cabeleireira e Design de Sobrancelhas, além de aulas de Ritmos. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Libânia 195, Vila Emil. Acesso ao Bolsa Família Para solicitar o Bolsa Família, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e manter os dados atualizados. Em Mesquita, o atendimento pode ser realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Vale lembrar que o município conta com seis dessas unidades: Chatuba (Rua Adolfo de Albuquerque 398), Banco de Areia (Rua Bicuíba 48), Juscelino (Avenida São Paulo 465), Rocha Sobrinho (Avenida Coelho da Rocha 1426), Santa Terezinha (Rua Hélio Mendes do Amaral 220) e Santo Elias (Rua Cesário 659). Já o polo municipal do programa funciona na Dinâmica, localizada na Avenida Coelho da Rocha 1426, em Rocha Sobrinho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!
Estudantes de Farmácia da Unigranrio fazem palestra no Espaço da Mulher

Ação com foco na saúde da mulher abordou temas como prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, menopausa, cuidados com a saúde de gestantes, nutrição na gravidez e métodos contraceptivos Uma palestra sobre nutrição e farmacologia realizada no Espaço da Mulher Mesquitense, resultou em conhecimento sobre diversos temas fundamentais do universo feminino. A ação abordou prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, a menopausa, os cuidados com a saúde de gestantes, a nutrição na gravidez e os métodos contraceptivos. O público participou de forma ativa, esclarecendo dúvidas, compartilhando vivências e debatendo sobre os temas abordados. A ação foi ministrada por alunos do curso de Farmácia da Unigranrio, em projeto de extensão universitária. “Para nós, estudantes da área da saúde, essas pautas são extremamente comuns. Mas a intenção do projeto de extensão é levar para fora esses conhecimentos. Queremos levar a informação tanto para mulheres que não têm acesso ao estudo, quanto para as que não têm interesse no assunto, que nunca pesquisaram sobre isso e apenas ouviram falar”, afirma Isabela das Neves, uma das palestrantes. A participação dos estudantes na rotina do Espaço da Mulher Mesquitense foi vista com bons olhos pelas usuárias presentes. Para algumas delas, essa interação entre o poder público e projetos de extensão universitária deveriam chegar a mais equipamentos públicos. “Eu acredito que deveriam ter mais palestras como essa, até em escolas. Muitos jovens ficam sem informação. Aprendi muitas coisas aqui e é bom porque, agora, posso passar isso adiante. Prevenção é tudo”, destaca Doralina de Almeida, que começou a frequentar o Espaço da Mulher Mesquitense esse ano. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!
Capacitação orienta mulheres sobre como transformar cursos profissionalizantes em negócios

Encontro realizado em parceria com o Sebrae esclareceu dúvidas sobre formalização, funcionamento do MEI e programas sociais O Espaço da Mulher Mesquitense recebeu uma palestra voltada às mulheres interessadas em empreender ou formalizar seus negócios. Realizada em parceria com o Sebrae, a atividade reuniu orientações sobre o Microempreendedor Individual (MEI), direitos e deveres da categoria, além de esclarecer dúvidas frequentes relacionadas à formalização e aos programas sociais. A iniciativa ofereceu informações para que as participantes possam tomar decisões com mais segurança sobre a abertura de suas empresas e entender como a formalização pode impactar a vida financeira. Durante a atividade, as participantes aprenderam a respeito do MEI, como os procedimentos para abertura, alteração e baixa do CNPJ, além de suas principais implicações, como a declaração anual e o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). A capacitação abordou ainda atualizações relacionadas à reforma tributária e vantagens da atuação como MEI, caso da possibilidade de emissão de notas fiscais, do acesso a benefícios previdenciários, da abertura de conta empresarial, da contratação de serviços financeiros e da própria segurança para desenvolver atividades econômicas de forma regular. “Nós trabalhamos com cursos profissionalizantes somente para mulheres. Temos turmas de Cabeleireira, Design de Sobrancelhas, entre outras. Proporcionamos também atividades que duram apenas um dia, como essa capacitação. Nossas parcerias ajudam as mulheres a conquistarem independência financeira e a compreenderem como estruturar o próprio negócio”, avisa a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Silvania Almeida. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!
Gincana educativa para a terceira idade no Centro de Longevidade de Mesquita

Ação integra a programação da campanha Junho Violeta, em alusão à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa No mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa, o Junho Violeta, o Centro Municipal de Longevidade promove a Gincana do Estatuto da Pessoa Idosa. A agenda está programada para 23 de junho, às 9h, e consiste em uma dinâmica coletiva de perguntas e tarefas relacionadas ao Estatuto da Pessoa Idosa, promovida entre os próprios usuários do equipamento. A ideia é incentivar o aprendizado sobre os direitos do idoso, inclusive com premiações simbólicas para os participantes. “Muitas pessoas enfrentam dificuldades quando chegam à melhor idade. Seja porque a família toda está ocupada e bate uma solidão ou até mesmo por sofrerem algum tipo de violência dentro da própria casa. No Centro de Longevidade elas conseguem entender o que é acolhimento. E mais que isso: elas têm a oportunidade de socializar com outras pessoas, de criar vínculos, de fazer amizades com quem também está nessa fase de vida. Atividades como a nossa gincana reforçam isso”, analisa Erika Rangel, subsecretária municipal de Assistência Social. De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Longevidade, Flávia Santos, a iniciativa integra uma série de atividades desenvolvidas ao longo do mês para que a população idosa conheça e reivindique as suas prerrogativas legais de forma autônoma. “Estamos falando sobre os meios de denúncia e de divulgação para que eles compreendam a importância de conhecerem seus direitos enquanto pessoas idosas”, destaca. A proposta é estimular o acesso à informação de forma leve, interativa e participativa, enfatizando a importância do respeito, da cidadania e da prevenção às diversas formas de violência que permeiam a sociedade. Sobre o Centro Municipal de Longevidade Inaugurado em 2019, o Centro Municipal de Longevidade é um polo de convivência e socialização voltado à promoção do envelhecimento saudável. O equipamento oferece atividades como rodas de conversa, oficinas e artesanato, melhorando a qualidade de vida e fortalecendo os vínculos sociais da população idosa. Além disso, são ofertados serviços de atendimento social, como acompanhamento familiar, isenções para emissão de documentos, orientação sobre o BPC, solicitação de Carteirinha do Idoso, inscrição e atualização do Cadastro Único e encaminhamentos para a rede socioassistencial do município. O Centro Municipal de Longevidade fica na Rua Assu s/nº, na Chatuba. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!
Espaço da Mulher Mesquitense tem 60 novas alunas

Aulas dos cursos de Design de Sobrancelhas e Cabeleireira começaram neste mês A Prefeitura de Mesquita iniciou novas turmas dos cursos de Design de Sobrancelhas e Cabeleireira, oferecidos pelo Espaço da Mulher Mesquitense. A capacitação profissional gera renda para mulheres do município e incentiva a valorização da autoestima a partir do empoderamento feminino. As inscrições foram realizadas pela internet e todas as 60 vagas disponibilizadas para as formações foram preenchidas. A aula inaugural do curso de Design de Sobrancelhas aconteceu na última segunda-feira, 2 de junho, às 14h. Já o curso de Cabeleireira teve seu primeiro encontro na terça-feira, 3 de junho, também às 14h. Durante as aulas inaugurais, foram apresentados às alunas aspectos importantes para o desenvolvimento das capacitações, como a frequência mínima exigida, o planejamento metodológico dos cursos, as atividades de extensão, os requisitos de vestimenta e outras orientações relacionadas à formação. Para Silvânia Almeida, coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e responsável pelo Espaço da Mulher Mesquitense, as aulas representam um marco para a retomada das atividades do equipamento. “Estamos de volta depois de um período de suspensão por conta das chuvas. É um novo começo, um novo ciclo de cursos”, destacou. Ao longo das aulas, as participantes do curso de Design de Sobrancelhas aprenderão técnicas de modelagem, correção e visagismo, desenvolvendo habilidades essenciais para atuação na área da beleza. As alunas do curso de Cabeleireira também receberão formação voltada à prática profissional e ao aprimoramento técnico. Vitória de Almeida, que concluiu o curso de cabeleireira há 4 anos, se mostrou entusiasmada para sua formação como designer de sobrancelhas: “Nessa nova etapa eu espero aprender novas coisas e ter novas conquistas. Aqui eu sei que vou evoluir, eles são profissionais, dão todo o suporte pra gente”, comentou. Os encontros acontecem duas vezes por semana, nos turnos da manhã e da tarde, totalizando uma carga horária de 50 horas. Ao final da formação, as participantes receberão certificado de conclusão, que possibilita o exercício formal das atividades e amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!
Assistência Social de Mesquita participa de conferência da FORSUAS

No encontro, foram apresentados os procedimentos e estratégias de atendimento utilizados pela pasta em situações de emergência No dia 20 de maio, representantes da Subsecretaria de Assistência Social de Mesquita foram convidados a participar do encontro mensal das referências estaduais da Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (FORSUAS), que ocorreu de modo remoto. A equipe se reuniu no gabinete executivo da Prefeitura e apresentou a rede de assistência social do município, assim como os protocolos de suporte à população em situações de calamidade. Como referencial, foi utilizado o caso das fortes chuvas que atingiram o município em março deste ano, quando a união entre planejamento e estratégia garantiu o suporte às vítimas dos temporais de maneira eficiente, com os recursos disponíveis. Os integrantes da Assistência Social de Mesquita destacaram os desafios encontrados nesses contextos e os métodos adotados para superá-los. Nesse processo, a tecnologia provou-se uma ferramenta fundamental na assistência às vítimas das enchentes. A partir do acesso a um sistema digital criado pela Prefeitura de Mesquita, o cidadão pôde realizar o cadastramento de seus dados, método que facilitou a análise de informações e distribuição de apoio eficiente e igualitário por parte da Secretaria de Assistência Social. A subsecretária da pasta, Érika Rangel ressaltou o diálogo amplo com a população como uma das bases para o atendimento da Assistência Social e, ao mesmo tempo, como um dos maiores obstáculos encontrados em um cenário de emergência. “Um dos grandes desafios envolve essa questão da educação permanente, do diálogo constante com o munícipe. As nossas equipes precisam estar unidas, preparadas e seguras para que, em momentos de crise, consigam passar essa segurança para o cidadão que, muitas vezes, nunca sequer pensou em utilizar um serviço público ou recorrer à Assistência Social”, explica. Na reunião, Érika destacou ainda a importância da atuação integrada entre diferentes órgãos municipais, como a Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal e o Centro de Controle Operacional (CCO) com a Assistência Social para a gestão de crises e atendimento ao cidadão nesses cenários. O que é a FORSUAS? A Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social é uma estratégia de apoio emergencial fundada pelo Governo Federal para atuar em situações de calamidade pública, desastres naturais e outras crises que impactam diretamente a população em situação de vulnerabilidade social. Essa iniciativa reúne profissionais e equipes técnicas da Assistência Social para reforçar o atendimento nos municípios afetados, garantindo acolhimento, orientação e acesso a direitos básicos. A atuação da Força de Proteção envolve ações como apoio psicossocial, cadastramento de famílias, distribuição de benefícios eventuais e articulação da rede socioassistencial. O objetivo é ampliar a capacidade de resposta das cidades em momentos de emergência, assegurando proteção social às pessoas atingidas. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!
Espaço da Mulher Mesquitense retoma atendimentos na Vila Emil

Equipamento volta a funcionar na Rua Libânia 195, de segunda a sexta, das 9h às 17h, após serviços de manutenção A sede do Espaço da Mulher Mesquitense já está novamente aberta, após a conclusão dos serviços de manutenção. A retomada das atividades acontece de forma gradual, com o objetivo de garantir mais conforto e qualidade para as usuárias do equipamento. O endereço é Rua Libânia 195, na Vila Emil. Voltado à valorização da autoestima e ao empoderamento feminino, o espaço oferece cursos e oficinas gratuitas, como Cabeleireira, Depilação, Design de Sobrancelhas e aulas de Ritmos, além de agendamentos com nutricionista para as alunas inscritas. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. “Estamos felizes em reabrir as portas do Espaço da Mulher e voltar a acolher as mesquitenses na sede. Mas é importante lembrar que, mesmo durante o período de manutenção, os atendimentos continuaram acontecendo provisoriamente no Fórum de Mesquita, para que os serviços não fossem interrompidos. Agora, retornamos ao espaço original preparadas para continuar oferecendo cuidado, qualificação e oportunidades para todas”, ressalta a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Silvânia Almeida. As interessadas podem buscar mais informações ou entrar em contato com a equipe pelos telefones (21) 97587-1900 e (21) 2042-8924. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias
Formatura do curso “Mulheres Conectadas” marca o alcance da qualificação digital em Mesquita

Com aulas realizadas em uma unidade móvel adaptada de sala de aula, a formação ofereceu aprendizados de informática básica em diferentes bairros da cidade Mesquita celebrou a formatura de mais um ciclo de estudantes do curso “Mulheres Conectadas” na tarde de quinta-feira, 7 de maio. Com as turmas da região do Centro da cidade, a solenidade, realizada na Praça da Telemar, marcou a conclusão da capacitação que, ao longo das últimas cinco semanas, apresentou fundamentos importantes de informática básica em aulas voltadas à inclusão digital e à autonomia das mulheres mesquitenses, tanto na aplicação pessoal quanto profissional dos conhecimentos adquiridos. Promovida em parceria entre o Instituto de Formação Profissional José Carlos Procópio e a Prefeitura Municipal de Mesquita, a ação, que conta com apoio do Ministério das Mulheres, percorreu cinco bairros da cidade, alcançando 200 mulheres de diferentes idades. Com aulas realizadas nos bairros de Edson Passos, Santo Elias, Chatuba, Centro e Banco de Areia, cada polo de ensino contou com duas turmas de até 20 participantes cada, com as atividades sendo desenvolvidas em unidade móvel adaptada de sala de aula, de modo a garantir que a capacitação chegasse de forma gratuita e próxima do território das participantes. Durante o curso, foram abordados conteúdos introdutórios de informática, incluindo conhecimentos básicos sobre computador, criação de arquivos e pastas, edição de textos no Word, elaboração de planilhas no Excel, produção de apresentações no PowerPoint e introdução ao Power BI, com foco na utilização prática dessas ferramentas digitais no cotidiano das alunas. “Começamos do básico porque muitas alunas chegavam sem nenhuma familiaridade com o computador. Trabalhamos desde o uso do mouse até ferramentas importantes para o mercado de trabalho. Foi muito gratificante acompanhar a evolução delas e perceber a confiança que foram desenvolvendo ao longo das aulas”, explicou o professor e engenheiro de software Bruno Galvão. Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Mesquita, Silvania Almeida destacou o interesse das participantes e a diversidade etária do público atendido durante a formação. “Participaram do curso adolescentes, trabalhadoras em plena atividade e até mulheres idosas, como a nossa aluna de 80 anos. Então, foi um curso muito importante porque proporcionou pertencimento social para essas mulheres. Cada turma formada representa crescimento profissional real. Elas passaram a se enxergar em novos espaços, se qualificando e descobrindo novas possibilidades”, afirmou Silvania. Com a finalidade de atender mulheres que nunca haviam tido contato com computadores anteriormente, a confeiteira e moradora de Rocha Sobrinho, Cyntia de Oliveira, que realizou o curso ao lado da filha, Meryem Victoria, decidiu ampliar os seus conhecimentos. “É sempre bom aproveitar essas oportunidades de aprendizado. O curso ajudou bastante no meu trabalho e também abriu mais a minha mente para outras possibilidades”, comentou. A aluna Claudia Siqueira, que mora no Centro da cidade, complementou: “Eu estava passando por um momento difícil e esse curso me ajudou a voltar a interagir e pensar em novos planos para a minha vida. Agora, quero continuar estudando informática e investir em novos projetos profissionais”, disse a formanda. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias
“Mulheres Conectadas” forma 30 alunas em Edson Passos

Capacitação realizada em parceria com o Instituto de Formação Profissional José Carlos Procópio oferece qualificação gratuita de informática e empreendedorismo digital para o público feminino A Subsecretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita promoveu na última quarta-feira, 15 de abril, a primeira formatura do curso “Mulheres Conectadas” na cidade, com as participantes das turmas pertencentes à localidade de Edson Passos. Em cerimônia realizada na Praça Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Praça da Revolução, a festividade reuniu, às 11h e às 16h, todas as alunas que concluíram a formação ao longo das últimas seis semanas. As aulas aconteceram em uma unidade móvel adaptada como sala de aula e resultaram em uma qualificação gratuita de Informática Básica e Empreendedorismo Digital. Ao todo, 30 mulheres conquistaram o certificado de conclusão no bairro. Promovida em um ônibus adaptado com computadores, acesso à internet 5G, ar-condicionado e estrutura preparada para uma verdadeira experiência de aprendizagem, a capacitação foi possível graças à parceria da Prefeitura Municipal de Mesquita com o Instituto de Formação Profissional José Carlos Procópio e abordou conteúdos essenciais para o uso independente das tecnologias e para o mercado de trabalho, com tópicos que foram desde edição de textos, elaboração de planilhas até a criação de apresentações e utilização de ferramentas digitais. “Hoje em dia, é essencial ter algum conhecimento de ferramentas como Word, Excel e PowerPoint não somente para o mercado de trabalho, mas para uma utilização eficiente da internet no geral. E a experiência foi muito bacana. Encerramos essa turma satisfeitos com o desempenho das alunas e com a parceria construída. Foi um trabalho positivo, que trouxe aprendizado e entusiasmo para todas”, afirmou Bruno Galvão, professor do IFOP. Com objetivo de ampliar conhecimentos técnicos e incentivar a autonomia e novas possibilidades de inserção profissional e geração de renda, o curso percorreu diferentes localidades da cidade, abrangendo estudantes dos bairros de Edson Passos, Santo Elias, Chatuba, Centro e Banco de Areia. Estima-se capacitar, de acordo com o Termo de Cooperação Técnica firmado entre o IFOP e a Prefeitura de Mesquita, até 200 mulheres ao fim da agenda de aulas, que tem como data prevista o dia 24 de abril. “É muito significativo acompanhar de perto a trajetória dessas mulheres ao longo da formação. Mais do que aprender a utilizar essas ferramentas, elas se permitiram descobrir novas possibilidades, ganhar confiança e enxergar caminhos que, muitas vezes, parecem distantes. Encerrar esse ciclo e celebrar cada conquista é, também, reforçar a importância de iniciativas que ampliem oportunidades e promovam autonomia no dia a dia”, declarou a subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita, Erika Rangel. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias
Novos contatos para o Espaço da Mulher Mesquitense

Equipe oferece suporte e atividades voltadas ao empoderamento feminino em local temporário O Espaço da Mulher Mesquitense está com novos números de contato para atendimento à população. Agora, as interessadas podem entrar em contato pelos telefones (21) 2042-8924 e (21) 97587-1900. Vale lembrar que, neste momento, o equipamento passa por serviços de manutenção na sede original. Por isso, os atendimentos estão sendo realizados provisoriamente no Fórum de Mesquita, localizado na Rua Paraná 1, 2º andar, sala 210, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Mesmo com a mudança temporária, o espaço segue com as atividades voltadas à valorização da autoestima e ao empoderamento feminino. Entre os serviços oferecidos estão cursos e oficinas como Cabeleireira, Depilação, Design de Sobrancelhas e aulas de ritmos, além de agendamentos com nutricionista para as alunas. “Seguimos trabalhando para garantir que as mulheres de Mesquita continuem tendo acesso aos nossos serviços, mesmo durante esse período de manutenção. O nosso Espaço é um local de acolhimento, aprendizado e fortalecimento da autoestima, que busca manter esse atendimento ativo, oferecendo oportunidades e suporte para que cada mulher possa se desenvolver e conquistar sua autonomia”, destaca Silvânia Almeida, coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres e responsável pelo Espaço da Mulher Mesquitense. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias
Saque Calamidade do FGTS já pode ser solicitado por moradores de Mesquita

Medida atende famílias afetadas pelo temporal de fevereiro e solicitação pode ser feita pelo aplicativo FGTS até 2 de junho Moradores de Mesquita afetados pelo forte temporal registrado no dia 21 de fevereiro, quando o município contabilizou 120 milímetros de chuva em menos de duas horas, já podem solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A liberação ocorre após o reconhecimento da Situação de Emergência e a habilitação do município junto à Caixa Econômica Federal. Para ter acesso ao Saque Calamidade, é necessário residir em um dos endereços atingidos pelas chuvas e que constam no relatório elaborado pela Defesa Civil e encaminhado à Caixa. As áreas contempladas estão indicadas no Portal da Transparência da Prefeitura de Mesquita e podem ser conferidas neste link: https://transparencia.mesquita.rj.gov.br/?serv=3447. O prazo para solicitação do Saque Calamidade do FGTS para os moradores de Mesquita vai até o dia 2 de junho de 2026. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível. Também é necessário que o trabalhador não tenha realizado saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses. A solicitação pode ser feita de forma totalmente digital, pelo aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para celulares Android e iOS, sem necessidade de ir até uma agência. Após acessar o aplicativo, o trabalhador deve selecionar a opção de saque por “Calamidade pública”, informar o município de Mesquita, preencher os dados do endereço e anexar a documentação exigida. Entre os documentos necessários estão: – Documento de identificação com foto (como RG, CNH ou passaporte); – Selfie (foto do rosto) segurando o documento de identificação; – Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade. Caso o comprovante de residência não esteja em nome do solicitante, é possível apresentar documento em nome de cônjuge ou companheiro, acompanhado de certidão de casamento ou declaração de união estável. Também é aceita declaração própria com os dados pessoais e endereço completo, que será validada pela Caixa em bases oficiais do Governo Federal. Após o envio, a Caixa Econômica Federal realiza a análise da solicitação e, estando tudo correto, o valor é liberado diretamente na conta indicada pelo trabalhador, que pode ser de qualquer instituição financeira. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!
Conscientização e serviços em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Evento na Praça Elizabeth Paixão, no Centro, reuniu equipes da Saúde e Assistência Social e instituições da sociedade civil com atendimentos gratuitos à população Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado na última terça, 24 de março, a Prefeitura de Mesquita realizou nesta quarta-feira, dia 25, uma ação especial de conscientização e atendimento à população. O evento aconteceu das 9h às 14h, na Praça Elizabeth Paixão, localizada no Centro, reunindo equipes da Secretaria Municipal de Saúde, da Subsecretaria de Assistência Social de Mesquita e instituições da sociedade civil. Por meio da Saúde, a iniciativa contou com a participação do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e ofereceu uma série de serviços gratuitos, como teste de glicose, aferição de pressão arterial, testagem rápida para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo sífilis e hepatites virais. Também foram realizadas coletas de material para diagnóstico laboratorial da tuberculose e oferecidas orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. No local, a equipe do programa “Consultório na Rua” também promoveu testagens em espaço reservado, garantindo sigilo e acolhimento adequado aos usuários. Os testes rápidos foram feitos por meio de coleta de sangue na ponta do dedo, com resultado em até 15 minutos e encaminhamento imediato para acompanhamento na rede de saúde pública municipal, em casos positivos. Integração que faz a diferença O evento teve ainda ações em conjunto com a Subsecretaria Municipal de Assistência Social, voltadas ao bem-estar da população, como corte de cabelo masculino, isenção para emissão de documentos (como segunda via de identidade e de certidão de nascimento), inscrições em oficinas dos Centros de Referência de Assistência Social de Mesquita (CRAS), orientações sobre serviços socioassistenciais e atividades lúdicas para as crianças. Para mais, profissionais da ODS Municipal e de organizações da sociedade civil, como Aganim, Centro Social Fusão e Chatuba Sem Bacilos, contribuíram com a mobilização, entregando materiais informativos à população. “A integração entre diferentes áreas é fundamental para garantir um atendimento mais completo e acolhedor. Muitas vezes, a população precisa de mais de um tipo de suporte e estar com todos esses serviços reunidos em um mesmo espaço facilita o acesso e fortalece a rede de proteção. Esse trabalho conjunto permite identificar demandas com mais rapidez e oferecer os encaminhamentos necessários de forma mais eficiente”, ressalta Daiane Rodrigues, diretora da Coordenadoria de Proteção Social de Mesquita. Importância do diagnóstico precoce Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Mesquita, Silvio Diniz destaca que a identificação precoce da tuberculose é essencial para aumentar as chances de cura. “Isso faz toda a diferença. Quanto mais cedo a gente identifica a tuberculose, maiores são as chances de cura e mais rápido conseguimos iniciar o tratamento. Por isso, é fundamental que a população fique atenta aos sinais e procure uma unidade de saúde ao perceber qualquer sintoma. Além disso, o trabalho das equipes é essencial, tanto na identificação dos casos quanto no acompanhamento dos pacientes, incentivando que ninguém abandone o tratamento”, explica. Causada pelo bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa que, na maioria dos casos, atinge os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos. Entre os principais sintomas estão tosse persistente por mais de 15 dias, febre, suor noturno, perda de apetite e dores no corpo. Em Mesquita, o diagnóstico e o tratamento da tuberculose são realizados em todas as unidades de Atenção Primária. Nos casos mais complexos, os pacientes são encaminhados ao Centro de Vigilância em Saúde Paraná, onde recebem acompanhamento especializado. O tratamento é gratuito, tem duração média de seis meses e suporte das equipes de saúde, incluindo visitas de agentes comunitários. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!
“Mulheres Conectadas”: cursos gratuitos e inclusão digital para mulheres em Mesquita

Iniciativa oferece capacitação em informática e empreendedorismo digital em unidade móvel adaptada pelo Instituto de Formação Profissional José Carlos Procópio (IFOP), com aulas em diferentes bairros da cidade A Prefeitura de Mesquita, por meio da Subsecretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Instituto de Formação Profissional José Carlos Procópio (IFOP), recebe, entre os meses de março e abril, o projeto “Mulheres Conectadas”, iniciativa voltada à capacitação e ao fortalecimento da autonomia feminina por meio da inclusão digital. A ação leva cursos gratuitos de informática básica e empreendedorismo digital em um ônibus adaptado como sala de aula, equipado com computadores, acesso à internet 5G, ar-condicionado, banheiro e estrutura completa para o aprendizado. Com duração de seis semanas, as aulas em Mesquita acontecem uma vez por semana e em diferentes pontos do município: a Praça Darcy Ribeiro, em Edson Passos; a Praça PEC, em Santo Elias; a Igreja Batista Nova Jerusalém, na Chatuba; a Praça João Luiz do Nascimento (Telemar), no Centro; e a Praça Pindorama, no Banco de Areia. A proposta é justamente aproximar o curso da realidade das mulheres, levando a formação até onde elas estão. Durante as aulas, as participantes contam ainda com lanches para garantir a alimentação e conforto enquanto estudam. As aulas começam já nesta quarta-feira, dia 18 de março, mas as inscrições seguem abertas para turmas que ainda serão iniciadas. É possível se inscrever presencialmente em qualquer unidade do CRAS do município, das 9h às 17h, ou no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), localizado no Fórum de Mesquita (Rua Paraná 1, sala 210, 2º andar), com atendimento das 11h às 17h. Todos esses espaços funcionam de segunda a sexta-feira. “O ‘Mulheres Conectadas’ é um projeto que chega com sensibilidade e propósito. A gente sabe que muitas mulheres querem estudar, crescer e conquistar autonomia, mas enfrentam barreiras no dia a dia. Quando levamos esse curso até elas, com estrutura, acolhimento e respeito à realidade de cada uma, abrimos caminhos e reafirmamos que elas podem, sim, estar onde quiserem”, destaca a subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita, Erika Rangel. O conteúdo programático inclui noções de informática básica, como edição de textos, elaboração de planilhas, criação de apresentações e uso de ferramentas digitais essenciais para o cotidiano e para o mercado de trabalho, contribuindo para a qualificação profissional e o desenvolvimento pessoal das participantes. A iniciativa integra um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o IFOP e a Prefeitura de Mesquita, com foco na capacitação de até 200 mulheres ao longo do ciclo do projeto, que segue até o dia 24 de abril. Aula inaugural A primeira aula do curso, realizada na manhã desta quarta-feira, na Praça de Edson Passos, reuniu as alunas em uma programação que integrou a capacitação a ações de beleza abertas também ao público em geral. Durante a atividade, foram oferecidos serviços de design de sobrancelhas e corte de cabelo feminina e masculino, promovidos por profissionais do Espaço da Mulher Mesquitense. De passagem pelo local, a moradora Janete da Silva, de 54 anos, elogiou a iniciativa da formação itinerante. “Quando vi de longe, fiquei na dúvida do que era, mas ao ver as profissionais e as estudantes, fiquei impressionada. É diferente, mas muito importante, porque não limita o aprendizado a uma sala de aula convencional. E os serviços aqui fora, de beleza, são bons porque possibilitam que até quem está por perto ou passando pela rua possa usufruir”, disse. A agenda incluiu ainda uma mobilização de conscientização pelo fim da violência doméstica, reforçando a importância das denúncias e do enfrentamento coletivo ao tema. Para as próximas aulas, com horários divididos das 8h às 12h e das 13h às 17h, a programação será mantida, proporcionando o acesso aos serviços nos demais locais onde a capacitação será realizada. “Estamos aqui no município apresentando um pouco do nosso curso e iniciando essa atuação na cidade pela primeira vez. A informática é, hoje, uma ferramenta essencial para o nosso dia a dia. Mesmo para funções mais básicas, é necessário ter algum nível de conhecimento na área. Por isso, essa formação é tão importante, especialmente como forma de ampliar oportunidades para as mulheres”, explica o professor do Instituto de Formação José Carlos Procópio, Bruno Galvão. Moradora do bairro Cosmorama, a aluna Miriam Rocha, de 24 anos, aproveitou o intervalo entre as aulas para também elogiar a iniciativa. “Estou achando o curso maravilhoso, uma oportunidade muito importante para a evolução das mulheres. A expectativa aqui é adquirir o máximo de conhecimento possível, porque conhecimento é poder, e é isso que vai ajudar a gente a crescer, abrir caminhos e fazer diferença mais à frente na nossa vida”, finalizou Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias
Mesquita promove atendimento especial para famílias afetadas pelas chuvas

Programação especial durou dois dias na Vila Olímpica Municipal, reunindo acolhimento social, orientação, serviços de beleza, saúde e emissão de documentos em um espaço amplo e organizado A Prefeitura de Mesquita realizou, nos dias 2 e 3 de março, um atendimento especial voltado às famílias afetadas pelas fortes chuvas do último sábado (21). A iniciativa contou com a separação entre filas preferencial e comum, garantindo mais organização e agilidade no fluxo de atendimento. No início do evento, foram distribuídas senhas para serviços de corte de cabelo e maquiagem. Em seguida, tiveram início a emissão de documentos e os atendimentos sociais. A ação ofereceu acolhimento e orientação às famílias impactadas, além de oficinas de beleza, saúde e bem-estar, com serviços como maquiagem, design de sobrancelhas, massagem, corte de cabelo feminino, atendimento de barbeiro para o público masculino e suporte na área da saúde. De acordo com a diretora de Proteção Social Básica, Daiane Rodrigues, a proposta foi garantir um atendimento mais completo e humanizado às famílias. “Estamos realizando o atendimento às famílias afetadas pelas chuvas com acolhimento e orientação. Além disso, trouxemos a oferta de oficinas de beleza, saúde e bem-estar, como maquiagem, massagem, sobrancelha, corte de cabelo feminino e masculino, e também atendimento de saúde. A ideia é proporcionar um espaço mais confortável e organizado para receber essas famílias”, explicou. Segundo Daiane, o objetivo também foi evitar aglomerações nos CRAS e garantir melhores condições de espera e atendimento. “Queremos oferecer um acolhimento mais adequado, com mais conforto. Aqui temos mais funcionários atendendo, o que permite dar mais suporte às famílias. É uma forma de evitar que fiquem na rua ou expostas enquanto aguardam atendimento”, completou. A Prefeitura de Mesquita esclarece ainda que não existe, até o momento, qualquer liberação de benefício financeiro, cartão ou repasse em dinheiro por parte do Governo Federal ou do Governo do Estado do Rio de Janeiro para as famílias afetadas pelo temporal. No entanto, com a publicação do decreto municipal nº 3.853, de 23 de fevereiro de 2026, declarando Situação de Emergência, foi iniciado o processo de articulação com o Governo do Estado e o Governo Federal. As demandas cadastradas nos CRAS serão encaminhadas para análise técnica, que poderá resultar, conforme avaliação dos órgãos competentes, na liberação de benefícios socioassistenciais previstos nestas condições. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!
Serviços e acolhimento aos impactados pelas chuvas na Vila Olímpica de Mesquita

Prefeitura promoverá isenção para segunda via de documentos e atendimento às famílias afetadas pelo temporal do dia 21 nesta segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de março Nesta segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de março, a Prefeitura de Mesquita promove uma agenda com foco especial no atendimento às famílias impactadas pelo forte temporal que atingiu o município e grande parte do estado do Rio de Janeiro no último dia 21. A iniciativa acontece na Vila Olímpica, localizada na Avenida Baronesa de Mesquita s/nº, no Cosmorama, das 9h às 17h, com isenção para emissão de segunda via de documentos – como RG, CPF, certidão de nascimento e certidão de casamento – e orientação para acesso e utilização da Carteira de Trabalho Digital. Participam ainda a Secretaria Municipal de Saúde e da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. A programação integra um conjunto de medidas adotadas pelo município após o registro de 120 milímetros de chuva em menos de duas horas – o quarto maior índice pluviométrico do estado naquele dia, segundo dados do CEMADEN. O volume elevado levou Mesquita ao Estágio de Alerta e mobilizou equipes de diferentes secretarias para ações emergenciais de limpeza, monitoramento e assistência à população. “Desde o temporal, nossas equipes estão mobilizadas para acolher e registrar as demandas das famílias nos seis CRAS da cidade. Essa será mais uma frente de atendimento, aproximando serviços essenciais da população e garantindo que ninguém fique sem orientação ou suporte neste momento”, afirma a subsecretária municipal de Assistência Social, Erika Rangel. Vale frisar que os Centros de Referência de Assistência Social seguem funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Com a publicação do decreto municipal nº 3.853, que declarou Situação de Emergência, Mesquita iniciou articulação com os governos estadual e federal para avaliação e possível liberação de benefícios socioassistenciais, conforme critérios técnicos estabelecidos pelos órgãos competentes. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!