ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

Mesquita promove ação contra o trabalho infantil

Evento foi realizado na Praça Elizabeth Paixão, no Centro, em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

A Prefeitura Municipal de Mesquita realizou, no dia 25 de junho, uma ação especial na Praça Elizabeth Paixão, no Centro, em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho. A iniciativa, parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), reuniu diferentes setores da gestão municipal com o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos das crianças e adolescentes.

Durante a ação, a Subsecretaria Municipal de Assistência Social mobilizou serviços de atendimentos, como isenção de documentos, apoio jurídico à população, orientação e conscientização. Para Cláudia Soares, técnica de referência do PETI em Mesquita, é fundamental integrar esforços entre diferentes áreas da gestão pública para proteger a infância. “A criança precisa estar na escola, vivendo sua infância com direitos garantidos. A atuação integrada entre secretarias e o fortalecimento das políticas públicas são essenciais para proteger essa faixa etária. Nosso objetivo é conscientizar a população e reforçar que o lugar da criança é na escola, não no trabalho”, afirma.

A programação incluiu a distribuição de folders educativos com informações sobre mitos e verdades relacionados ao trabalho infantil. Um dos trechos destaca: “‘É melhor trabalhar do que roubar’ é um mito”. De acordo com a equipe, o trabalho não é opção para crianças, e roubar não é opção para ninguém, pois é considerado crime. A legislação brasileira proíbe o trabalho infantil para todos que ainda não completaram 14 anos. A alternativa correta é garantir acesso à educação, brincadeiras, lazer, prática de esportes, convivência familiar e cultura.

O material também trouxe informações sobre o catavento colorido de cinco pontas, símbolo internacional do combate ao trabalho infantil. Criado no Brasil, em 2004, o catavento foi posteriormente adotado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como ícone da luta global contra o trabalho e a exploração infantil. Cada uma de suas cinco pontas representa um continente, com as cores verde, azul, amarelo, vermelho e laranja. Além de simbolizar a infância como uma fase lúdica e feliz, o movimento do catavento representa a necessidade de ação para erradicar o trabalho infantil.

Cláudia Praxedes, coordenadora da Proteção Especial de Alta Complexidade, também esteve presente e destacou a estrutura montada para o evento. “Oferecemos diversos serviços em parceria com os CRAS, incluindo orientação jurídica com o Conselho Tutelar e apoio da equipe de Abordagem Social. Tudo isso para reforçar a conscientização de que trabalho não é brincadeira. Criança tem que ficar no lugar de criança”, destacou.

Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?

Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?

Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Compartilhe o Post: