A ação teve sua quarta edição na sede da Subsecretaria Municipal de Assistência Social, em Edson Passos
A Prefeitura de Mesquita, por meio da Subsecretaria Municipal de Assistência Social, promoveu, na última terça-feira, a quarta edição do mutirão para retificação de nome social. A ação, que teve início às 10h, foi realizada na sede da pasta, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco 122, em Edson Passos.
Responsável pela Coordenadoria de Diversidade Sexual do município, Paulinha Única celebrou mais um avanço no reconhecimento da identidade de pessoas trans e travestis em Mesquita. “A retificação do nome é um passo essencial para que as pessoas trans possam viver com dignidade. O nome é parte da nossa identidade, e ter isso reconhecido oficialmente é mais do que um documento, é respeito, é cidadania. Garantir esse acesso é garantir o direito de existir plenamente”, afirma Paulinha.
A prefeitura atua de forma integrada com diversas áreas, como Saúde, Educação e Assistência Social, promovendo capacitações e ações voltadas para o respeito à diversidade. Unidades como CRAS e CREAS têm papel fundamental nesse processo, encaminhando diretamente pessoas trans e não binárias para a Coordenadoria de Diversidade Sexual. Desde o início do projeto, aproximadamente 450 pessoas já tiveram seus nomes retificados de forma gratuita no município.
Alice Silva, de 27 anos, moradora do Centro de Mesquita, foi uma das participantes da ação. “Me sinto realizada por finalmente conseguir fazer algo que eu queria há muito tempo. Tentei durante alguns anos, mas um dos motivos de não ter feito antes foi a falta de oportunidade. Sempre tive essa vontade de mudar, mas nunca encontrava o tempo necessário. Agora, com a oportunidade em mãos e o tempo disponível, consegui unir tudo isso e realizar esse desejo”, contou.