Os dados de acesso à plataforma MIA foram apresentados durante o evento de lançamento da Central de Atendimento ao Cidadão, eCAC, realizado no dia 20 de março
A inovação e a tecnologia seguem ampliando o acesso à informação em Mesquita. No dia 20 de março, a cidade deu mais um passo nesse sentido com o lançamento da Central de Atendimento ao Cidadão, eCAC, nova plataforma digital de serviços relacionados à Subsecretaria Municipal de Fazenda. Além de apresentar as funcionalidades da ferramenta, que incluem emissão de notas fiscais eletrônicas, acesso a processos digitais, procurações, acordos e extratos de dívidas, entre outros serviços, o evento, realizado na Câmara de Vereadores do município, abordou o tema “Inovações legais e tecnológicas na relação fisco/contribuinte no município de Mesquita” e divulgou os dados de uso da MIA, a assistente virtual da Prefeitura, que já ultrapassou 660 mil acessos desde seu lançamento, em janeiro de 2022.
Desenvolvida para facilitar o atendimento e ampliar o acesso a informações, a servidora pública virtual permite que os usuários naveguem por diversos assuntos de forma fácil e intuitiva. Ao iniciar a conversa, o cidadão encontra opções como serviços para contribuintes, servidores públicos, dados de transparência, canais de comunicação e orientações gerais. A cada seleção, novas funcionalidades são apresentadas, como emissão da segunda via do IPTU, consulta de extrato de dívidas, geração de certidões, obtenção de contracheques e acesso a informações públicas. O atendimento pode ser realizado por texto, voz ou imagem, por meio dos canais WhatsApp e Chatweb. De acordo com os dados apresentados no evento, o WhatsApp é o canal mais utilizado, com mais de 442 mil interações, seguido pelo Chatweb, com mais de 219 mil. O serviço mais procurado até o momento da apresentação foi o de contracheques, com 66.222 solicitações, aparecendo logo depois os atendimentos relacionados ao IPTU, com 13.277 pedidos; às certidões, com 9.663; e os extratos de dívida, com 8.338 registros.
“Temos investido em soluções que tornem o acesso aos serviços públicos mais ágil, eficiente e intuitivo, e a MIA representa exatamente isso. Ela facilita o dia a dia da população e contribui para uma relação mais transparente entre o poder público e o cidadão”, destacou o subsecretário municipal de Inteligência Tributária, Fábio Antônio Fraga, durante o evento.
Na ocasião, os participantes também puderam conhecer a estrutura do painel principal do eCAC, acessado via site ecac.mesquita.rj.gov.br. Para auxiliar os usuários, a plataforma também disponibiliza vídeos de ajuda, em caso de dúvidas sobre a funcionalidade do portal.