Durante mais de dois meses, projeto difundiu conceitos básicos de Defesa Civil entre os estudantes da rede pública municipal de Mesquita
Um ciclo se encerrou na última quinta-feira, dia 26 de junho, quando a quadra da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, no Banco de Areia, tornou-se palco para celebrar a conquista dos 42 alunos formados na turma de 2025 do projeto Defesa Civil Juvenil. A solenidade foi acompanhada por responsáveis e profissionais da Educação. Além deles, também marcaram presença representantes da Defesa Civil municipal; da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Públicos; e da Subsecretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania.
Desde abril, estudantes das escolas municipais inscritos no projeto compareceram à escola para aprender sobre redução de riscos de desastres e técnicas de preservação da vida humana. As aulas aconteceram no contraturno escolar duas vezes na semana, todas as terças e quintas-feiras, sendo voltadas a adolescentes com idades entre 12 e 16 anos. Por meio de exercícios práticos e teóricos, eram abordados assuntos como combate a princípios de incêndios, preservação ambiental, métodos de primeiros socorros, entre outras atividades ligadas à prática da Defesa Civil.
Na cerimônia de formatura, os estudantes receberam um certificado de conclusão do curso, assim como medalhas simbólicas atribuídas aos alunos que obtiveram maior destaque no desempenho das tarefas ao longo da formação. Pedro Paulo Couto, do 8° ano do Ensino Fundamental, e Nicole de Oliveira, do 9° ano, foram dois dos alunos que receberam a honraria e descrevem a experiência de participar do projeto.
“Foi muito bom. Aprendi coisas que eu não aprenderia normalmente na escola e nem em casa: primeiro socorros, como fazer a Manobra de Heimlich, como agir em caso de princípios de incêndio”, declarou Pedro. “Aprendi muito. Por exemplo: se por acaso alguém passar mal na minha frente, eu sei como ajudar. São conhecimentos que muita gente não possui, nem mesmo alguns adultos”, completou Nicole, que sonha em seguir carreira militar e acredita que os aprendizados do curso serão úteis para o desempenho da sua futura profissão.


Juliana Chilelli é diretora da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, que sediou as aulas da iniciativa em 2025. De acordo com a pedagoga, o projeto é de grande valor para a formação cidadã dos estudantes. “Encaro esse programa como um diferencial na vida dos alunos e no cotidiano deles na escola. Através dele, os estudantes aprendem sobre saúde, meio ambiente, segurança e compartilham esse conhecimento com a comunidade. Dessa forma, promovendo uma transformação positiva no ambiente escolar e familiar”, explicou.

O coordenador de Defesa Civil, Marlon Araújo, é responsável por orquestrar o projeto. Em sua fala Marlon, explica como a integração de diferentes pastas do poder público municipal ao projeto contribuiu com o aprendizado dos estudantes. “Procuramos trabalhar diversas disciplinas que, normalmente, não dizem respeito ao currículo das escolas. Para isso, contamos com o apoio dos profissionais da Guarda Civil Municipal, que vieram falar de atos infracionais, o pessoal do Trânsito, que falou sobre noções de trânsito, e tivemos representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, falando de educação ambiental. A ideia é formar cidadãos, preparando-os para lidar com condições adversas e transformando-os em agentes multiplicadores”, reforçou. Desde o início do projeto, em 2007, estima-se que mais de 1.500 estudantes de Mesquita já tenham sido capacitados pelo Defesa Civil Juvenil.