Estudantes das escolas do município abriram as competições nas modalidades xadrez e jiu-jítsu na Vila Olímpica no último sábado, dia 12
Na manhã do último sábado, dia 12 de abril, a Vila Olímpica de Mesquita, no Cosmorama, recebeu estudantes das 26 escolas inscritas na edição 2025 dos Jogos Estudantis de Mesquita. Neste primeiro dia de competição, alunos e alunas participaram das disputas de xadrez e jiu-jítsu, nas categorias sub-10, sub-12 e sub-14.
Ao todo, 185 alunos de escolas públicas e privadas da cidade compareceram à competição, que se desenvolverá aos sábados, no decorrer das próximas semanas. O próximo será dia 26 de abril, quando será disputada a modalidade queimado. Futsal e atletismo também compõem o quadro de modalidades do torneio.

As inscrições para os Jogos Estudantis de Mesquita foram realizadas entre os dias 3 e 10 de abril, por representantes das unidades escolares. Foi o caso de Renata Levy e Alexandre Pascoal, diretora e inspetor da Escola Municipal Irena Sendler, na Coreia. Juntos, eles acompanharam uma comitiva de 34 estudantes da unidade. Para eles, essa participação é uma forma de reforçar valores fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes, como cooperação, respeito e disciplina — princípios já incentivados nas aulas de jiu-jítsu e xadrez oferecidas pela própria escola.
“Participar dos Jogos Estudantis é ótimo para o crescimento desses estudantes. Aqui, são cultivados princípios como cooperação ,respeito e dedicação”, afirma Renata. “Cabe a nós darmos o suporte e o incentivo para que eles possam ter acesso ao esporte e a todos os seus benefícios”, completou Alexandre.
Os Jogos Estudantis abrem espaço para que estudantes tanto das instituições municipais quanto das instituições privadas possam representar o nome de suas escolas. Os primos Djenyfer Mioli e Eron Alexandre, por exemplo, são moradores de Santa Terezinha e estudam no Centro Educacional Araújo Jorge. Ambos competiram na categoria sub-14 do jiu-jítsu.
Luiz Carlos, pai de Djenyfer, cresceu em Mesquita e acompanhou a filha na competição. Emocionado, destacou o impacto positivo que o evento representa. “É um prazer enorme acompanhar minha filha em um evento como esse, que a minha geração não teve acesso. Ver essas crianças praticando esporte, desapegadas do celular e, principalmente, longe da criminalidade das ruas me enche de alegria”, declarou.

O encerramento dos Jogos Estudantis está previsto para o dia 31 de maio, com cerimônia de premiação para as escolas com melhor desempenho em cada modalidade.