Projeto organizado pelo Espaço Convive teve mais uma edição da ação na Praça Elizabeth Paixão, no Centro de Mesquita
Na última sexta-feira, dia 12 de abril, aconteceu mais uma edição da ação que tem como principal foco auxiliar na renda familiar de mulheres com filhos autistas. A Feira de Mães de Autistas Empreendedoras começou às 9h30 e foi até 15h, comercializando cosméticos, doces, salgados e artesanato, entre outros produtos. Alguns até inusitados, como perucas.
Simoni da Silva tem 37 anos, uma das mães presentes, mora no Banco de Areia e já participa da ação há quase meio ano. De cara, ela viu no evento uma oportunidade de abrir novas portas. “Foi um divisor de águas. Sou empreendedora, trabalho por conta própria. Depois de cinco meses, hoje, eu tenho uma loja”, celebra.
A feira acontece mensalmente, contou com 16 barracas na última agenda e é um dos destaques do projeto “Convive com um Autista”, que engloba atividades para a família inteira. Um dos participantes mirins é Vitor Gabriel, que tem 9 anos e é filho de Simoni da Silva. “Ele começou no Espaço Convive há dois anos, fazendo terapia ocupacional e todas as outras agendas para autistas”, conta a mãe.
Coordenadora do projeto, Andréa Alves iniciou o “Convive com um Autista” em 2021. Na época, a inspiração veio do contato com uma mãe de autista. Essa movimentação, porém, levou a própria idealizadora a uma jornada de autoconhecimento. “Até ali, eu não sabia que eu era mãe de um autista”, revela. Tudo começou quando uma mulher foi à sala de Andréa para desabafar. Ela contou ser mãe de autista e sofrer de depressão. Do papo, surgiu a vontade de dar os primeiros passos no projeto. “Quatro meses depois, tive o diagnóstico do meu filho. Vivo um luto, porque tive de sepultar um filho com 17 anos para que outro pudesse nascer. É um luto existencial e que, talvez, esteja presente em toda mãe de autista”, revela Andréa.
Além desse evento, o projeto conta também com outras dinâmicas, como roda de conversas, espaço literário, prática de natação e música para crianças autistas. Hoje, 200 pessoas estão envolvidas na iniciativa. Se inscrever no “Convive com um Autista” é simples. Basta ir ao CRAS de Santa Terezinha com RG do responsável e da pessoa que tem Transtorno do Espectro Autista, o CPF de ambos, comprovante de residência, número do NIS e laudo médico. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Praça João Pontes 188.