Capacitações ocorrem diariamente e garantem que agentes estejam preparados para atuar com segurança nas ruas
A Guarda Civil Municipal de Mesquita tem intensificado os treinamentos com os agentes que atuam diariamente nas ruas. As capacitações ocorrem todas as manhãs, das 7h às 8h30, e incluem práticas de defesa pessoal, simulações de ocorrências, condicionamento físico e, mais recentemente, o aperfeiçoamento das técnicas de algemação. A medida ganhou reforço com a aquisição de novas algemas pela Prefeitura, somando-se ao material já disponível na corporação.
“Nosso foco nesta semana está voltado para a algemação. Recebemos recentemente novas algemas, o que permite que cada agente treine diariamente com o material que utiliza nas ruas. É um cuidado necessário para que estejamos sempre preparados para lidar com situações de conflito”, destaca a coordenadora de ensino e instrução da guarda Victória Valim.
Os treinos físicos fazem parte da rotina diária dos agentes e têm objetivos variados. A ideia é sempre evoluir na técnica, ganhar mais resistência e melhorar a resposta diante das situações que surgem no cotidiano. As atividades envolvem resistência física, abordagem, APH (Atendimento Pré-Hospitalar), defesa pessoal e outras práticas que fazem toda a diferença na atuação da corporação. A aula mais recente foi dedicada à técnica de algemação — um procedimento que exige controle, precisão e, acima de tudo, responsabilidade. Treinar em ambiente controlado permite corrigir falhas, aperfeiçoar movimentos e alinhar os procedimentos com segurança e técnica.

Esse preparo é fundamental para que, quando os agentes forem acionados, a resposta seja eficiente e proporcional. “É através da repetição e do treinamento constante que se garante excelência na atuação, protegendo vidas e preservando a integridade de todos os envolvidos. Um diferencial importante é que os próprios instrutores são os agentes da instituição. Isso permite o aproveitamento da expertise interna para compartilhar conhecimentos, experiências práticas e técnicas específicas, fortalecendo ainda mais o trabalho em equipe”, comenta Guilherme Barros, subsecretário-adjunto municipal de Segurança e coordenador-adjunto do Centro de Controle Operacional (CCO), Ordem Pública e Cidadania.
O efetivo do dia participa das ações de treinamento, sem comprometer a cobertura da cidade, que segue monitorada pela equipe de plantão. Em média, de 20 a 25 agentes estão nas ruas por turno, garantindo atendimento 24 horas à população.
A atuação da Guarda Civil Municipal tem sido reconhecida não só pelo preparo técnico, mas também pela dedicação dos profissionais. No mês passado, agentes da corporação, que também são atletas, conquistaram títulos em competições nos Estados Unidos, representando o município e elevando o nome da cidade no cenário internacional.