ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

Tecnologia domina processo de matrículas escolares em Mesquita

Desde pré-matrículas on-line a mensagens enviadas por bot com orientações claras e ágeis para garantir o acesso à rede pública municipal, recursos digitais facilitam a vida dos responsáveis

Garantir praticidade e eficiência no processo de matrícula dos estudantes da rede pública municipal de Mesquita virou uma obrigação para a Secretaria Municipal de Educação.  Em 2025, o município adotou, além do sistema de pré-matrículas on-line para os alunos novos, com deficiência e nas transferências internas para Educação em Horário Integral, o uso do bot de serviços da prefeitura na comunicação com os responsáveis. Com mensagens que abrangem informações essenciais, os procedimentos para ingresso de alunos nas unidades escolares do município em 2025 torna-se mais simples e objetivo.

A implementação tecnológica chega para promover mais facilidade à efetivação da matrícula escolar, com detalhamento das etapas necessárias, incluindo informações sobre deferimento ou indeferimento de inscrições, prazos para comparecimento e a lista de documentos exigidos. Assim, os responsáveis que autorizaram o recebimento de comunicações relacionadas à pré-matrícula podem acompanhar todas as fases do processo de maneira clara e eficaz. Mas quem ainda prefere os meios tradicionais de contato não se decepciona: é possível tirar as dúvidas pelo telefone de contato disponibilizado para atendimento.

Durante o processo de matrícula, frequentemente recebemos responsáveis com perguntas sobre documentação e prazos. As mensagens, então, oferecem uma forma ágil e eficiente de fornecer as informações necessárias. E o melhor: sem que as famílias precisem se deslocar até as unidades de ensino”, destaca a subsecretária municipal de Educação, Monique Rosa.

Nos casos em que há o indeferimento da pré-matrícula, os responsáveis são orientados a aguardar e acompanhar a fila de espera do município, mantendo as informações de contato sempre atualizadas. Ao surgimento de novas vagas, a Secretaria Municipal de Educação ou a escola de interesse faz contato com os responsáveis para que compareçam e efetivem a matrícula, se ainda estiverem interessados.

Desenvolvido pela equipe de Otimização de Serviços, da Subsecretaria de Planejamento Estratégico e Gestão de Mesquita, o bot é separado em dois canais de comunicação pelo WhatsApp: um receptivo, para cadastramento de moradores e recebimento de alertas; e outro ativo, que envia informações e mensagens sobre serviços da prefeitura.

Essa comunicação integrada ao bot de serviços da prefeitura permite que tenhamos uma aproximação mais eficaz com a população. Além das mensagens sobre as matrículas escolares, os moradores podem receber também informações sobre outros serviços da prefeitura, como informações das áreas da Saúde, Transporte, alertas de chuva e outros atendimentos essenciais. Dessa forma, conseguimos oferecer um canal direto, acessível e informativo”, declara Ramon Lameira, assessor de Planejamento Estratégico de Mesquita. 

O mesmo número de WhatsApp é usado tanto para o envio quanto para o recebimento de mensagens, garantindo um histórico de interações. Desta forma, os usuários têm a certeza da legitimidade das mensagens recebidas.

Queremos que cada pai, mãe ou responsável se sinta acolhido e seguro ao saber exatamente como garantir o acesso dos seus filhos à escola. Por meio das mensagens, conseguimos proporcionar um serviço mais rápido e eficiente, garantindo que o processo educacional seja mais acessível e menos burocrático,” finaliza Monique.

Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?

Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?

Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Compartilhe o Post:
Pular para o conteúdo