Médicos e enfermeiros do município participaram de conferência que visou ampliar conhecimentos e técnicas de enfrentamento à doença
Nos dias 21 e 31 de julho, o auditório da Estácio, em Nova Iguaçu, recebeu parte dos profissionais da Saúde de Mesquita para encontros de capacitação para o atendimento a pacientes com tuberculose. A ação partiu da Gerência de Tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (GERT/SES-RJ), junto ao Programa de Controle de Tuberculose (PCT) de Mesquita, que contou com a articulação de diversos setores da Saúde municipal.
Para mediar os encontros, estiveram presentes especialistas no tratamento de pacientes acometidos por tuberculose. No dia 21, participaram a enfermeira Márcia Villas Boas e a médica Márcia Mesquita. Já no dia 31, a sanitarista Anna Carolina Souza e a médica pneumologista Raquel Piller marcaram presença. As profissionais foram responsáveis por abordar métodos utilizados para diagnosticar tuberculose, assim como formas de prevenção e tratamento contra a doença.

Devido aos recentes casos de tuberculose detectados na cidade, atualmente, Mesquita encontra-se no grupo de municípios prioritários para o enfrentamento à tuberculose determinado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com isso, a Saúde do município se propôs a intensificar as iniciativas de manejo clínico da doença. Roberta Freitas é enfermeira e atua no Programa de Controle de Tuberculose de Mesquita. Ela salienta o papel que a capacitação desempenha na qualificação dos profissionais da saúde para o tratamento da tuberculose e, consequentemente, sua relevância para a saúde coletiva.
“Essa capacitação é de extrema importância para auxiliar os profissionais a terem maior conhecimento sobre a doença, contribuindo com o combate à cadeia de transmissão em nosso município e, ao mesmo tempo, visando acabar com os estigmas atrelados à tuberculose”, valoriza.