Cras de Santo Elias foi palco de uma palestra sobre conscientização dos direitos femininos
Em comemoração ao mês dedicado às mulheres, as atendidas do CRAS de Santo Elias foram recebidas na manhã do dia 25 de março, terça-feira, com uma palestra sobre o mês da mulher. Foram abordados assuntos relacionados ao empoderamento feminino e direitos civis. Além disso, a ação contou com atendimentos da equipe da Clínica da Família de Jacutinga e com a presença da subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania de Mesquita, Renata Paranhos, e da advogada Valéria Rêgo, especialista na área de Família e Sucessões.
O encontro ressaltou a importância da atividade da Guarda Municipal de Mesquita com orientações e protegendo mulheres em situações de violência doméstica. “O papel em relação à parte de sensibilidade é a nossa função fundamental, além de auxiliar em uma abordagem que preserve a vítima de violência doméstica, para não revitimizar essa mulher. O crucial da segurança pública, além do patrulhamento ostensivo em via, é dar esse suporte nos bastidores de uma forma sensível e com um olhar de proximidade com a população, trazendo o nosso tato como mulher nessa parceria com a Assistência Social”, avalia Paranhos.

Na ocasião, foram explicados alguns serviços oferecidos em unidades de Assistência Social e de Saúde do município, como os exames preventivos e métodos contraceptivos.
“Mesquita está à frente de muitos municípios nessa escuta qualitativa. Não queremos que mulheres sejam apenas números, a gente quer, de fato, que elas se sintam acolhidas e abraçadas. Essa é a proposta do nosso governo e que vem espelhando outros governos a reorganizar as suas ações”, pontua Erika Rangel, subsecretária municipal de Assistência Social.