Iniciativa contou com a participação da Saúde, graças à parceria com a Clínica da Família Juscelino
O Espaço da Mulher Mesquitense promoveu, no último dia 17 de setembro, uma tarde especial alusiva ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Realizada em parceria com Clínica da Família Juscelino, a ação envolveu uma roda de conversa com os profissionais da unidade, em um bate-papo que abordou temas como ansiedade, depressão e a importância da valorização da vida. Das 14h às 17h, o encontro também contou com serviços de saúde e cuidados voltados ao bem-estar feminino.
Durante o evento, foram realizadas dinâmicas interativas de acolhimento e escuta ativa das experiências das participantes. O psicólogo da unidade de Juscelino, Edgar Barreto, apresentou questões referentes à saúde mental e apoio emocional. Momentos de perguntas e trocas com os profissionais reforçaram a conscientização e relevância da campanha do Setembro Amarelo. Além disso, a iniciativa ainda ofereceu às mulheres presentes uma ação de fortalecimento da autoestima, com serviços de aferição de pressão, glicose, cortes de cabelo, design de sobrancelhas e depilação. Ao todo, 78 atendimentos foram realizados ao longo da tarde.
“O Setembro Amarelo nos convida a refletir sobre a importância da vida e a roda de conversa foi exatamente isso: um espaço de acolhimento e escuta. Esse encontro mostrou como é importante falar de saúde mental, buscar ajuda quando necessário e reforçar que ninguém está sozinho”, declarou a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres e responsável pelo Espaço da Mulher Mesquitense, Silvania Almeida.