Ação organizada pelo governo do estado em parceria com a prefeitura focou especialmente na população atingida pelas chuvas no município

A Praça PEC recebeu mais de 460 pessoas na última quinta-feira, dia 1º de fevereiro, no mutirão SOS Chuvas do programa RJ Para Todos. O evento teve início às 9h e durou até 14h. De atendimento de serviços sociais a jurídicos, o objetivo era alcançar parte da população mais atingida pelo temporal do segundo fim de semana de janeiro, onde foram registrados 273 mm de chuva no município.

O local foi escolhido com base nas regiões que tiveram mais pessoas atingidas, como os bairros Jacutinga e Santo Elias. Dentre os serviços oferecidos, estavam o de emissão de RG e segunda via de documentos, além de isenção para certidões de casamento, nascimento e óbito. “Estamos com foco nos locais em que os usuários mais nos procuraram e, com esse apoio do governo do estado, conseguimos trazer serviços muito relevantes como o Detran, Leão XIII e orientação jurídica, entre tantos outros”, explica a subsecretária municipal de Assistência Social, Nara Lucena.

Os irmãos Gustavo Mateus, de 17 anos, e Ademir Andrade, de 15 anos, moradores da Vila Emil, aproveitaram a oportunidade para emitir a primeira via da identidade. ”Nossa mãe viu que os serviços do Detran estariam  presentes e, por ser mais próximo de casa, decidimos vir logo para aproveitar a chance”, contam.

“Estamos aqui para viabilizar o acesso a direitos e a cidadania de cada pessoa que está aqui hoje para ser atendida por nossas equipes. Essa integração do município e estado é fundamental para o bem-estar dessa população”, reforça a superintendente do RJ Para Todos, Gilvânia Coutinho.