Regularização fundiária avança no Cruzeiro do Sul

Presente na reunião, dona Maria Cristina tem 57 anos, é dona de casa e mora em um imóvel do Cruzeiro do Sul há 17 anos

Mais de 50 famílias participaram de reunião no sábado para entender como se dará o processo no bairro

A manhã de sábado foi esclarecedora para mais de 50 famílias da região do Cruzeiro do Sul, bairro de Mesquita. Na data, uma reunião organizada pela Prefeitura de Mesquita tratou sobre a regularização fundiária da área. A ação foi fundamental para explicar aos presentes como se dará o processo, que documentações serão necessárias e também quais imóveis estarão envolvidos. Entre outras dúvidas, os participantes puderam entender melhor que benefícios isso trará para suas famílias e imóveis.

Para mim, foi ótimo. É importante o morador saber que tem condição de regularizar seu imóvel. E isso vai ser muito bom para a gente. Nossas casas vão se valorizar. Hoje, não penso em me desfazer dela. Mas é uma segurança saber que, no futuro, poderei negociá-la por um financiamento, por exemplo, e que o direito à herança vai estar garantido”, avalia dona Maria Cristina, que tem 57 anos, é dona de casa e mora em um imóvel do Cruzeiro do Sul há 17 anos.

O encontro começou às 10h, na Rua Celestino 1.082, próximo ao 20º Batalhão da Polícia Militar, no próprio Cruzeiro do Sul. Participaram representantes da secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e também da Procuradoria Municipal de Mesquita. Em cerca de uma hora, os moradores que estiveram no local conseguiram tirar suas dúvidas e sair com uma lista de documentos que deverão ser entregues em 27 de julho. Além disso, foi apresentada a equipe que fará as vistorias nos imóveis listados nessa regularização fundiária. Essas visitas acontecerão já a partir da próxima semana e são essenciais para o processo.

O proprietário precisa ter o documento do imóvel registrado no cartório. É extremamente importante que as pessoas entendam isso, que percebam que essa é uma ação que só vai beneficiar elas, trazendo vantagens para quem tem a posse daquela casa”, avisa a procuradora-geral de Mesquita, Dra. Cláudia da Silva Deveza Dantas.

A estimativa, porém, é de que possam existir mais de 200 imóveis na região do Cruzeiro do Sul. Isso porque há registro de 118 lotes e cada um deles pode conter mais de uma residência. A intenção, então, é conseguir alcançar a participação de todas as famílias que ocupam esses espaços.

Nosso profissionais farão os levantamentos físicos sempre às terças e quintas-feiras, a partir do próximo dia 25, de manhã e à tarde. Depois, dia 27, às 10h, teremos uma nova reunião, no mesmo endereço da primeira, para a entrega dos documentos e o preenchimento do cadastro. Essas etapas são fundamentais para que possamos chegar à fase de encaminhamento ao cartório, para a finalização do processo”, frisa Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Mesquita.

Processo já realizado em Maria Cristina

Há pouco mais de um ano, em maio de 2023, famílias que ocupavam construções em Rocha Sobrinho conseguiram receber a documentação dos seus imóveis, em cerimônia ocorrida na própria sede da Prefeitura de Mesquita. Elas receberam o título definitivo de propriedade dos seus imóveis, todos na região de Maria Cristina e contemplados pela Regularização Fundiária por Interesse Social, REUB’s.