Quadras de basquete inauguradas na Vila Emil

Novos espaços mesquitenses têm como objetivo incentivar a prática do esporte na cidade

Os fãs de basquete que residem em Mesquita tiveram motivos para celebrar no último fim de semana. No sábado, dia 15, duas novas quadras de basquete 3X3 foram inauguradas na Avenida Baronesa de Mesquita, na altura do número 1538, na Vila Emil. A cerimônia teve início às 10 horas e contou com a presença de representantes da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, além de praticantes da modalidade. A construção do novo equipamento partiu da reforma de uma velha quadra de basquete que ocupava aquele mesmo lugar.

Quando surgiu a possibilidade, para incentivar a prática de uma nova modalidade do basquete, que é o 3X3, pensamos: ‘por que não fazer duas quadras nesse mesmo espaço com medidas oficiais?’”, explicou Kleber Rodrigues, subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita. “Nosso objetivo é fortalecer o esporte como uma ferramenta de transformação social e de descoberta de talentos. Quanto mais equipamentos públicos de qualidade existirem, maior será esse movimento”, completou.

Participaram da inauguração 24 equipes, sendo duas delas de Queimados e as outras 22 locais. O basquete 3×3 tem se tornado uma modalidade cada vez mais popular nos últimos 40 anos. As partidas duram 10 minutos e são disputadas entre duas equipes, cada uma composta por três jogadores, em um espaço que corresponde a metade de uma quadra de basquete. Os atletas defendem e atacam um único aro, dependendo de quem tiver a posse da bola. Vence o time com o maior número de pontos ou quem completar 21 primeiro.