Projeto Defesa Civil Juvenil forma mais uma turma em Mesquita

Edição deste ano aconteceu na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos, e teve 41 alunos certificados

Alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Mesquita comemoraram a conclusão do curso Defesa Civil Juvenil na manhã da última quinta-feira, dia 20 de junho. A cerimônia aconteceu na Escola Governador Roberto Silveira, em Edson Passos, e contou com a presença de educadores, profissionais da Guarda Municipal e familiares dos formandos.

“Esse é um projeto muito bom e temos 41 formandos nesta edição. Eles adquiriram noções de cidadania, primeiros socorros, prevenção contra incêndios e animais peçonhentos, entre outras situações  adversas que podem ocorrer no cotidiano. Agora, caso elas aconteçam, eles estão preparados para atuar em prol da comunidade”, defende Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Finalizado este ciclo, os alunos carregam não apenas o certificado, mas também todas as experiências que os capacitaram como agentes transformadores. E, segundo muitos presentes, também já a saudade dos instrutores e das atividades em grupo.

“Foi muito gratificante ter a oportunidade de participar. Era às terças e quintas e isso preenchia uma grande parte do meu coração. Estou muito feliz por ter aprendido e vivenciado grandes momentos com eles. Não queria que acabasse, na verdade. Mas acabou”, entrega Júlia de Oliveira, moradora da Chatuba, que tem 14 anos.

“É muito importante esse trabalho. A gente consegue passar para eles ensinamentos valiosos, ao mesmo tempo  em que construímos uma relação de  amizade com esses alunos, estabelecemos laços com a comunidade”, pontuou Marlon Araújo, diretor do projeto. O Defesa Civil Juvenil acontece anualmente e já capacitou mais de 1500 jovens mesquitenses entre 12 e 16 anos para lidar com situações de emergência.