Projeto Caçulinha Verde da Baixada promove novas ações em Mesquita

Iniciativa seguiu com o intuito de conscientizar os munícipes sobre pautas ambientais

Nos últimos dias, duas novas atividades de conscientização ambiental  promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente de Mesquita e ligadas ao projeto Caçulinha Verde da Baixada movimentaram diferentes bairros da cidade. Dia 17, segunda-feira, o CRAS Banco de Areia sediou a última oficina realizada pelo projeto. Sob a temática Horta e Sustentabilidade Ambiental os participantes aprenderam técnicas de adubação e revitalização de plantas domésticas. Já dia 12, quarta-feira, uma atividade voltada à prática da coleta seletiva foi feita em um condomínio residencial do bairro Santo Elias.

Os benefícios da coleta seletiva não se limitam à questões de saúde e meio ambiente, como a reutilização de materiais ou diminuição de doenças correlatas a vetores como ratos e moscas. Estamos tratando, também, de uma causa social, porque possibilita a geração de renda direta e indiretamente. A coleta seletiva ainda desenvolve na população a consciência ambiental, cada vez mais necessária nos dias atuais”, afirma Rosaura Clem, coordenadora de Educação Ambiental da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente.

Mesmo com o término da oficina de Horta e Sustentabilidade Ambiental, mesquitenses interessados em aprender mais sobre o tema podem recorrer ao CRAS Banco de Areia. Lá, uma horta coletiva é cultivada e agendas regulares ligadas ao tema são promovidas. Os interessados em participar podem realizar sua inscrição para horta em qualquer CRAS de Mesquita. Quanto ao programa de Coleta Seletiva Solidária, a adesão pode ser solicitada por e-mail, pelo endereço coletaseletiva@mesquita.rj.gov.br, ou por mensagem de WhatsApp para o número  (21) 98005-7575. Em ambas situações, é necessário informar o nome completo, o endereço e o telefone para receber as instruções.