Projeto Caçulinha Verde da Baixada movimenta Mesquita

Iniciativa com viés ecológico promove oficinas sustentáveis no município

Na manhã do último dia 10, segunda-feira, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Chatuba recebeu diversos munícipes para a realização de uma oficina de reutilização de materiais recicláveis. Na ocasião, os participantes da dinâmica utilizaram garrafas de vidro, barbante e outros materiais acessíveis para confeccionar artesanatos e artigos de decoração.

O evento fez parte das ações realizadas pelo Caçulinha Verde da Baixada, projeto fruto de uma parceria entre a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e a Subsecretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita. As duas pastas se uniram em prol do desenvolvimento sustentável e da assistência à população mesquitense. Além das oficinas, o projeto também conta com uma campanha de coleta seletiva e educação ambiental, um dos temas centrais na Agenda 2030 da ONU, voltada para o desenvolvimento sustentável.

“Esse público assistido pelo CRAS está tendo a oportunidade de repensar seu papel como cidadão enquanto recebe apoio de oficineiros para valorizar aquilo que ainda pode ser reutilizado e, quem sabe, até gerar renda. A proposta é fazer com que o meio ambiente não seja mais visto como um local de descarte”, afirma Débora Moreira, coordenadora do projeto.

As oficinas de Artesanato e Sustentabilidade são realizadas nos seis CRAS do município. No próximo dia 17, será a vez do CRAS Banco de Areia sediar uma oficina sobre hortas sustentáveis. O evento é aberto a todos os munícipes e está marcado para começar a partir das 10 horas. O endereço é Rua Bicuíba 48. Os usuários interessados em participar das oficinas podem se dirigir ao CRAS mais próximo para realizar a inscrição.