ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

O projeto Avança Mesquita, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro, a formatura de mais de 120 alunos da rede pública municipal que participaram do programa de correção do fluxo escolar. O projeto, que tem como objetivo atender estudantes com distorção de idade/série e defasagem no processo de alfabetização, proporciona um suporte educacional diferenciado para os alunos, de modo que possam se adequar ao ano de escolaridade correspondente à sua faixa etária. A cerimônia de formatura foi realizada no auditório do Centro Cultural Mister Watkins, no Centro de Mesquita.

Neste ano, o projeto totalizou a participação de cerca de 140 estudantes, sendo desenvolvido em oito unidades escolares do município, como a Escola Municipal Genair Ramos Gabriel; Escola Municipal Lourdes de Ferreira Campos; Escola Municipal Dr. Manoel Reis; Escola Municipal Presidente Castelo Branco; Escola Municipal Vereador Américo dos Santos; Escola Municipal Doutor Deoclécio Dias Machado Filho; Escola Municipal Machado de Assis e a Escola Municipal Professor Quirino. 

Esse projeto é direcionado aos alunos do terceiro, quarto e quinto ano que enfrentam atraso escolar, quando a idade ou o nível de aprendizagem não correspondem ao ano de escolaridade em que deveriam estar. O objetivo é oferecer um trabalho diferenciado, focado nos conteúdos necessários, até que essas crianças consigam acompanhar, de forma efetiva, o currículo do ano em que estão matriculadas. A possibilidade de aceleração de estudos, dependendo do desempenho dos estudantes, é também uma das garantias do projeto”, declara a coordenadora do projeto Avança Mesquita, Patrícia Keli dos Santos. 

O processo de identificação e seleção dos alunos é realizado com base nos dados do sistema de acompanhamento escolar da prefeitura, o “Educ+”. O sistema identifica os estudantes que apresentam distorção idade-série, isto é, aqueles com mais de dois anos de atraso em relação à série adequada para sua idade. Além disso, os professores e equipes pedagógicas também contribuem na indicação de estudantes com defasagem de aprendizagem, que são então matriculados no projeto, cujas turmas têm número mínimo de 15 e máximo de 25 alunos, adaptando a oferta de acordo com a demanda e a infraestrutura das escolas participantes. Desde 2019, o programa já conta com mais de 600 alunos formados.

Ao término da celebração de formatura, todos os participantes receberam certificados de reconhecimento. “A entrega deste certificado representa mais do que uma conclusão de etapa, é um reconhecimento de que avançaram, como sugere o nome do projeto. Promovemos momentos como esse para que eles experimentem o sucesso e a vitória, incentivando-os a continuar na jornada educacional”, finaliza Patrícia.

Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?

Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?

Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Pular para o conteúdo