Atividade aconteceu durante três dias em turnos distintos, na Coreia e no Centro, reunindo equipes desde auxiliares da Educação Infantil até os professores e coordenadores pedagógicos

A última quarta-feira, dia 7 de fevereiro, ficou marcada pelo encerramento das reuniões de formação e acolhimento inicial dos profissionais da rede pública municipal de ensino de Mesquita. A atividade aconteceu durante três dias, começando na segunda-feira, em turnos distintos, na Igreja Batista Nova Filadélfia e na Escola Municipal Rotariano Arthur Silva. As ocasiões reuniram desde os auxiliares da Educação Infantil aos professores e coordenadores pedagógicos.

O cidadão brasileiro tem direito à educação, independentemente de quem seja e se possui alguma deficiência. É dever do estado, dos municípios e do ente federativo garantir escolarização. E, no nosso caso, ela é obrigatória entre 4 e 17 anos de idade. Esse encontro faz parte desse nosso compromisso de oferecer educação de qualidade à população”, defende Ilzani Santos, professora e integrante da equipe técnica em Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo da formação é abordar temas gerais da Secretaria Municipal de Educação e alguns outros mais específicos dentro de cada cargo, além de proporcionar momentos de troca de experiências e conhecimentos. Na quarta, foi a vez de dois grupos: os professores colaboradores da Educação Infantil e os auxiliares de serviços gerais, dirigentes de turno e inspetores. Para isso, o salão principal da Igreja Batista Nova Filadélfia foi separado para a primeira equipe, enquanto uma sala no térreo foi ocupada pela segunda.

Em ambos os espaços, a rede de conhecimento foi grande. Alguns tópicos tratados foram a sensibilidade para identificar problemas psicológicos nos alunos, a escolha da linguagem de acordo com o público-alvo, representatividade, educação inclusiva, acolhimento da família e aspectos socioemocionais. Também foram detalhados pontos sobre os programas e projetos públicos municipais, como o “Mesquita Mais Um”, “Novos Olhares” e o “Mesquita Aprova”.

A Educação não está ligada apenas à orientação educacional, mas a todos os demais profissionais do corpo estudantil. Garantir uma boa educação é, igualmente, oferecer um ambiente limpo para os alunos desenvolverem as próprias habilidades. E não só isso, porque o aconselhamento é essencial para que esse ambiente seja preservado e cuidado por todos”, pontua a orientadora educacional Cristiane de Souza.

A formação para os professores colaboradores da Educação Infantil teve várias abordagens, entre elas a representatividade. Nesse assunto, a responsável pelo setor de Diversidade na Secretaria de Educação de Mesquita, Simone Ramos, compartilhou atitudes que fazem a diferença na sala de aula. “É importante que a criança se veja representada nas histórias que contamos. Por isso, nosso material didático deve ser extenso. Quando um aluno pega um livrinho e vê que o protagonista é da mesma cor que ele, se sente muito feliz”, exemplifica.