A Prefeitura de Mesquita foi reconhecida no Concurso de Boas Práticas do Desafio dos ODS, promovido pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, a ONU-Habitat. A cerimônia de premiação, que foi realizada no dia 14 de novembro, no Píer Mauá, destacou iniciativas municipais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam promover a inclusão social e sustentabilidade. Ao todo, o programa mobilizou 86 municípios do estado.
Mesquita recebeu um certificado de participação pelo projeto “Caçulinha Verde da Baixada“, realizado entre março e julho deste ano. Desenvolvido pelas subsecretarias municipais de Meio Ambiente e de Assistência Social, o projeto inclui ações de educação ambiental, como boas práticas na coleta seletiva, oficinas de reutilização de materiais recicláveis e de artesanato, além da implantação de uma horta comunitária. A iniciativa contou com a participação de assistidos pelos três CRAS do município — Rocha Sobrinho, Banco de Areia e Chatuba — e também promoveu maior visibilidade e certificação para os catadores.
Rosaura Clem, coordenadora da Educação Ambiental de Mesquita, celebrou o reconhecimento e a importância da iniciativa. “Existem dois certificados. Um é pelo “Caçulinha Verde da Baixada”, que participou do concurso de boas práticas dos ODS, e o outro é individual, pela capacitação do grupo, realizada entre junho e outubro. Essa capacitação nos permitiu compreender melhor o contexto global e a visão dos ODS. Também fomos apresentados a ODS 18, criada pelos brasileiros, o que é uma honra”, diz. Secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Mesquita, Rholmer Louzada Junior, valoriza a essência do projeto. “Nosso trabalho esteve focado em alcançar objetivos fundamentais para o desenvolvimento sustentável, priorizando ações que valorizassem o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Mesquita avançou como exemplo de resiliência, mostrando que é possível crescer de forma equilibrada, preservando recursos naturais e construindo uma cidade sustentável para as próximas gerações”, acrescenta Rholmer.
O Desafio dos ODS, iniciado em abril, integra o programa Rio Inclusivo e Sustentável, que busca incentivar práticas alinhadas aos ODS em municípios e comitês de bacia do estado do Rio de Janeiro. No encerramento do projeto, foi lançado o Concurso de Boas Práticas para reconhecer iniciativas inovadoras em sustentabilidade e inclusão social.
“Esse reconhecimento prova que estamos no caminho certo. O ‘Caçulinha Verde da Baixada’ vai além de ações ambientais: envolve a comunidade, promove inclusão e reforça a importância de cuidar do nosso meio ambiente. Mesquita está mostrando que é possível alinhar sustentabilidade à melhoria da qualidade de vida da nossa população”, declara o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda.