Primeiro milhão de acessos veio em abril de 2021, quase quatro anos após a criação do novo site, em meados de 2017
O Portal da Transparência de Mesquita atingiu um marco notável: já foram contabilizados mais de dois milhões de acessos na plataforma. Estabelecido em 2017, o feito de ultrapassar um milhão de acessos ocorreu em abril de 2021. Agora, em menos de três anos, a ferramenta crucial para garantir a credibilidade da gestão pública alcançou o dobro de acessos, destacando sua funcionalidade e a confiança estabelecida entre a população e a administração pública.
“Portais de transparência devem ser claros, facilitando a consulta e expondo as informações e os serviços oferecidos pelo município de maneira ágil e intuitiva. É exatamente isso que buscamos em Mesquita. Atingir esse número de acessos expressa a relação transparente que existe entre a gestão municipal e a própria população, porque vemos que existe o hábito, pelo menos de um número grande de pessoas, de conferir o que está inserido ali”, valoriza Rogério Muniz, ouvidor, subcontrolador-geral e gestor do Portal de Transparência de Mesquita.
O feito acontece dois meses após o município ter recebido o selo Ouro em transparência pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Uma avaliação realizada em 8 mil portais públicos do Brasil e divulgada durante o seminário “Transparência em Foco: Controle e Participação Social” classificou Mesquita com a titulação. O município acabou sendo o único do estado do Rio de Janeiro a conquistar esse patamar, além da própria capital. O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro também conseguiram a mesma classificação, somando quatro instituições com selo ouro no estado, dentre as 191 avaliadas.
Nicola Palmieri, controlador-geral de Mesquita, ressalta que a transparência sempre foi uma prioridade do governo municipal. “Continuaremos a trabalhar com foco nisso, procurando promover cada vez mais meios de acesso facilitado para nossa população”, defende. Além dos próprios mesquitenses, o Portal da Transparência de Mesquita também recebe muitos acessos de todo o país, de pessoas e empresas interessadas nos editais de licitações publicados ali.
Conquistas
Não é a primeira vez que a Transparência de Mesquita é reconhecida. Em 2018, na primeira edição da “Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°”, o município foi considerado o terceiro mais transparente do estado do Rio de Janeiro. Na época, Mesquita teve a nota de 9,15. Outro reconhecimento aconteceu em 2020, quando Mesquita ficou em primeiro lugar em um levantamento realizado pelo Ministério Público do Estado Rio de Janeiro (MPRJ), que tinha como objetivo avaliar a transparência na divulgação de dados da administração pública.
Em 2021, a Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou o resultado da segunda edição da “Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°”. A análise classificou Mesquita com nota máxima (10) na iniciativa, que avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação e de outros normativos sobre transparência pública em todos os estados, no Distrito Federal e nos 665 municípios com mais de 50 mil habitantes – com base nas estimativas do IBGE em 2017. Além de Mesquita, só um município do estado do Rio atingiu a nota 10, que foi São Pedro da Aldeia.