“Operação Fumaça Zero” em Mesquita

Conscientização no Monte Horebe e na Coreia sobre prevenção de incêndios teve colaboração do Grupamento Tático Ambiental de Mesquita (GTAM), do Parque Estadual do Mendanha e do INEA (Instituto Estadual do Ambiente)

Apesar de, geralmente, se apresentar em momentos específicos no ano, o período de secas pode acometer algumas outras épocas, ocasionando vários problemas. Entre eles, prejuízos ao meio ambiente. Para conscientizar a população sobre essa ocorrência climática e a importância da prevenção de incêndios, profissionais da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo estiveram no Monte Guararapes, também conhecido como Monte Horebe, e no bairro da Coreia na última quinta-feira, dia 20 de junho. Para isso, contaram com o apoio das equipes do Grupamento Tático Ambiental de Mesquita (GTAM), do Parque Estadual do Mendanha e do INEA, o Instituto Estadual do Ambiente.

Intitulada “Operação Fumaça Zero”, a iniciativa prevê a diminuição de queimadas nas Áreas de Preservação Ambiental (APA) e no Parque Natural Municipal de Mesquita. “Infelizmente, muitas pessoas vão ao monte para queimar pedidos de oração ou usam o fogo para queimar lixo. Mas isso pode acabar trazendo danos ao município, principalmente na parte da biodiversidade. Uma fagulha, às vezes, é suficiente para causar um problema grande. Ao invés disso, precisamos trabalhar juntos para preservar o meio ambiental e valorizar a natureza da nossa cidade”, conta a chefe das unidades de conservação de Mesquita, Larissa Venturini.

Na ação, os profissionais se espalharam para distribuir as informações e incentivar a propagação do conhecimento. Além disso, preencheram fichas de cadastros dos cidadãos, para estabelecer um canal de comunicação entre eles e as equipes técnicas para a solicitação de suporte em casos de emergência. “O nosso objetivo, com a ‘Operação Fumaça Zero’, não é notificar os munícipes de forma penal, mas fiscalizar e promover a educação sobre as questões ambientais”, explica o agente Gilson, do Grupamento Tático Ambiental de Mesquita.

Na maioria dos casos, a seca se dá devido aos registros de baixos índices pluviométricos, temperaturas elevadas e pouca umidade. Essas causas, atreladas ao uso de fogo na mata e ao desmatamento, podem ocasionar grandes incêndios nas áreas verdes. Para evitar os desastres, a alternativa é a conscientização pessoal e o reflorestamento. Nesse último caso, equipes de Meio Ambiente e Urbanismo costumam realizar plantio de mudas, principalmente nativas da Mata Atlântica, no próprio Monte Horebe e em outras partes de Mesquita.