Profissionais de saúde esclarecem mitos e orientam gestantes sobre a amamentação nos primeiros meses de vida
Na última terça-feira, dia 26, em referência ao Agosto Dourado — mês dedicado à valorização do aleitamento materno —, a Secretaria de Saúde de Mesquita promoveu uma oficina voltada para esclarecer mitos e orientar gestantes sobre a importância da amamentação. O encontro aconteceu na Clínica da Família Dr. Jorge Campos, na Coreia, e contou com representantes de diversas unidades de saúde do município, organizados em turnos para não prejudicar os atendimentos nas clínicas. No total, participaram 12 profissionais pela manhã e outros 12 no período da tarde.
Coordenadora do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, da Atenção Básica, Deusamar Souza destacou a importância do pré-natal como momento de orientação e esclarecimento. “Todas as gestantes são convocadas nesse período para participar das reuniões, tirar dúvidas e receber orientações sobre as dificuldades e mitos que ainda existem em relação à amamentação. Infelizmente, muitas informações equivocadas passam de geração para geração. É nesse momento que conseguimos esclarecer o que é realmente importante”, explicou.
Durante a oficina, também coordenada pela enfermeira obstetra Francisca Léia, do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, foram reforçadas orientações sobre a alimentação exclusiva do bebê nos primeiros seis meses de vida, com o leite materno como única fonte nutricional. Fórmulas só devem ser utilizadas quando houver necessidade identificada por uma equipe multiprofissional, após avaliação médica e triagem adequada. A atividade também enfatizou o simbolismo do Agosto Dourado e a relevância de rodas de conversa para empoderar mães, promovendo informações confiáveis e fortalecendo a prática da amamentação.