Noções de primeiros socorros nas escolas de Mesquita

Palestras estão acontecendo em todas as unidades da rede pública municipal de ensino

Na última quinta-feira, dia 23 de maio, uma palestra sobre noções de primeiros socorros foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Margarida da Silva Duarte, na Chatuba. A ação, faz parte de um planejamento que engloba toda a rede pública municipal de ensino. Com esta, 11 das 37 unidades já foram atendidas pela iniciativa, que prepara os profissionais para saberem como agir de maneira eficaz em um primeiro atendimento, até a chegada de uma equipe de emergência de saúde.

As palestras começaram em março deste ano. Por enquanto, elas já ocorreram na Escola Municipal Irena Sendler, Escola Municipal Cruzeiro do Sul, Ciep Municipalizado Padre Nino Miraldi, Centro Municipal de Educação Infantil Carmem Montes Paixão, Creche Municipal Cora Coralina, Creche Municipal Ariano Suassuna, Creche Municipal Herbert José de Souza, Creche Municipal Tetracampeã, Escola Municipal de Educação Infantil Pedrinho, Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Meireles, Escola Municipal de Educação Infantil Vereador Nilo Dias e Escola Municipal de Educação Infantil Margarida da Silva Duarte.

As capacitações duram cerca de quatro horas, sendo duas teóricas e a outra metade do tempo com exercícios práticos. Eric Couto, coordenador de Enfermagem da Atenção Primária, fica à frente das palestras, acompanhado de dentista, fonoaudióloga, profissional da nutrição e enfermeira da equipe da clínica da família de referência da região onde a iniciativa está acontecendo. Para acompanhar e dar suporte estrutural aos treinamentos, entram em campo Carla Delgado e Igor Telles, que fazem parte da equipe do setor de Projetos da Secretaria Municipal de Educação. O certificado é fornecido à unidade escolar, que tem de garantir 75% dos seus profissionais presentes. Esse número, porém, tende a ser maior. Na Emei Margarida da Silva Duarte, por exemplo, chegou a 87% do total de trabalhadores da unidade.

“A abordagem teórica vem primeiro, seguida da parte prática, onde todos têm a possibilidade de realizar um procedimento. Assim, a gente acredita que é possível fixar melhor o conteúdo apresentado”, diz Eric Couto, Coordenador de enfermagem da atenção primária.