Ação contou com serviços de beleza, vacinação, orientações médicas e assistenciais à população
A Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita mobilizou, na manhã do último sábado, 23 de agosto, uma ação social alusiva à campanha de combate à tuberculose. Das 7h às 12h, a iniciativa, promovida em parceria com a ODS Municipal e a Subsecretaria Municipal de Assistência Social, foi realizada na Lona Cultural Lauro Sanches e contou com diversas atividades gratuitas disponíveis ao público, entre elas: serviços assistenciais, beleza, orientações médicas e testes rápidos de ISTs.
Com a participação da Secretaria de Estado de Saúde, foram realizadas testagem para HIV, sífilis e hepatites virais. A iniciativa contou com a colaboração de organizações da sociedade civil, incluindo as ONGs Associação Centro Social Fusão, CHM Sem Bacilo, Associação de Mulheres de Edson Passos e Adjacências (AMEPA) e Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (AGAMIN).
“A Secretaria Municipal de Saúde preparou essa ação para intensificar a luta contra a tuberculose em nossa cidade. Distribuímos folders informativos, contamos com o apoio da Subsecretaria Municipal de Assistência Social com a presença do Espaço da Mulher Mesquitense, tudo para levar informação de qualidade à população. Só assim, podemos enfrentar os altos índices de tuberculose que ainda afetam a nossa comunidade”, defendeu o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Mesquita, Silvio Diniz.

Para dar início à movimentação, foram realizadas dinâmicas coletivas com os participantes presentes, através da realização de uma corrida na ciclovia e um aulão de dança. Além das atividades esportivas, a ação ofereceu cuidados de beleza aos interessados, com serviços de corte de cabelo, depilação e design de sobrancelhas, com profissionais do Espaço da Mulher Mesquitense. Para esses serviços, foram registrados mais de 50 atendimentos durante a mobilização.

“Fiquei muito satisfeita com o atendimento que recebi durante o corte de cabelo. As profissionais foram extremamente atenciosas e cuidadosas, me deixaram à vontade o tempo todo. Também recebi informações sobre a tuberculose, sobre atendimentos e tudo o que é oferecido nas clínicas da família de Mesquita”, elogiou a moradora de Nova Iguaçu, Juliana da Conceição, de 35 anos.
A população ainda aproveitou a iniciativa para colocar as vacinas contra a Covid-19, influenza e sarampo em dia, enquanto uma equipe especializada realizou sessões de auriculoterapia para os participantes da mobilização.