Na sexta-feira, dia 3 de maio, a sede da Prefeitura Municipal de Mesquita foi transformada em um palco de honra e celebração cultural, com uma cerimônia de reconhecimento aos selecionados do edital “Mestres da Cultura Popular Mesquitense“, instituído pela Lei Complementar Nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo.

Promovida pela Subsecretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, a ocasião destacou e valorizou talentos artísticos locais, reconhecendo o trabalho de 20 artistas com mais de 50 anos de idade, cujas contribuições têm enriquecido significativamente a cultura popular mesquitense. Além da honraria, os homenageados receberam uma moção de congratulações pela Câmara Municipal de Mesquita, concedida pelo vereador Marcel.

O subsecretário municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Mesquita, Kleber Rodrigues, enfatizou a relevância do reconhecimento público ao realçar as trajetórias e contribuições dos artistas locais. “Hoje, estamos prestando uma homenagem merecida, valorizando as carreiras e histórias desses artistas. Muitos deles alcançaram reconhecimento internacional, inclusive na Europa. Alguns, porém, nunca foram devidamente reconhecidos pelo poder público. Precisamos incentivar mais iniciativas como essa para que as futuras gerações possam reconhecer esses mestres, tornando Mesquita um lugar ainda mais autêntico e acolhedor”, disse.

Cada premiado receberá um prêmio em espécie no valor de R$4.500,00, em parcela única, juntamente com o Certificado de Reconhecimento Público por sua contribuição à arte e à cultura. “Receber esse prêmio é muito gratificante e inspirador. Às vezes, os artistas, seja na música, artesanato ou em qualquer outra forma de expressão, são um pouco negligenciados. Então, esse reconhecimento é como um abraço caloroso e um estímulo para continuarmos trabalhando“, declara a artesã Simone Gomes Santana, de 54 anos, moradora da Vila Emil.

Entre os mestres homenageados, destacam-se:

Adilson Santos – Música.

Alan Cardoso – Música.

Antônio Peres – Teatro.

Claudia Helena – Artesanato.

Cleber Wagner – Música.

Daniel Melo – Música.

Edmilson Ramos – Literatura.

Edson Melo – Artesanato.

Eva Derossi – Literatura.

Iolanda Brazão – Teatro.

Johdnson – Música.

João Prado – Literatura.

João Renato Santos Coelho – Música.

Natalino Augusto – Música.

Noeli Rocha – Artes Plásticas.

Paulinho Magno – Música.

Pedro Ferreira – Literatura.

Simone Gomes – Artesanato.

Vilson de Castro – Música.

Wladimir Augusto – Música.

Sobre a Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo, oficialmente denominada Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, é uma legislação brasileira que estabelece ações emergenciais voltadas para o setor cultural, em resposta aos impactos econômicos e sociais causados pela pandemia da COVID-19. Esta lei prevê o repasse de recursos financeiros no montante de R$3,862 bilhões, destinados aos estados, municípios e ao Distrito Federal, com o objetivo de serem aplicados em medidas emergenciais para combater e mitigar os efeitos negativos da pandemia sobre o setor cultural.