Ação garantiu novos lares para 23 animais, além de aplicar doses da vacina antirrábica em 197 bichinhos
No domingo, dia 24 de novembro, a Prefeitura de Mesquita realizou a terceira Feira de Adoção de Cães e Gatos de 2024. O evento, em parceria com protetores da região, aconteceu na Praça Elizabeth Paixão, no Centro. Ao longo da ação, 23 animais encontraram novos lares. Além de promover a adoção responsável, a feira também ofereceu vacinação contra a raiva para animais que ainda não tinham sido imunizados. Durante o evento, 197 animais receberam a dose.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, Sanitária e Zoonoses, comandada por Sérgio de Carvalho Vigas e auxiliada pelo gerente de Risco Biológico, Não Biológico e Controle de Zoonoses, Celio Costa de Brito. “Tivemos a nossa campanha e a repescagem. Mas organizamos uma nova oportunidade para ajudar as pessoas que não conseguiram levar os seus animais para vacinar. É uma forma de aumentar o número de animais vacinados para reduzir, interromper e prevenir a transmissão do vírus da raiva“, explicou Eduarda Falcão, médica veterinária da Coordenação de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses.
Entre os adotantes, Geovanna Montel, de 18 anos, compartilhou sua emoção com a experiência. “Eu queria levar todos. É cada um mais lindo que o outro. A gente precisa escolher e acaba saindo com o coração apertado, mas ao mesmo tempo é maravilhoso poder adotar. Faz tempo que queria um cachorro. E poder dar um lar a um animal resgatado é uma sensação incrível”, conta.
A médica veterinária Natália Maniero Fontes, do setor de Vigilância Ambiental e Zoonoses de Mesquita, destaca a relevância de ações como essa para a comunidade. “A gente consegue reduzir a quantidade de animais abandonados no município, visto que muitas pessoas possuem uma alta quantidade de animais. Logo, essas pessoas precisam de ajuda, pois enfrentam desafios como superpopulação e recursos limitados. A adoção responsável é uma forma de garantirmos uma segunda chance para esses animais, trazendo alegria e boa companhia”, ressalta.