Ação reforçou importância da prevenção do câncer de colo do útero, entre outros temas
Um encontro com mães e gestantes reuniu 89 mulheres na sede da Prefeitura Municipal de Mesquita, no auditório Zelito Viana, dia 19. As participantes compareceram em dois turnos: pela manhã, às 10h, e à tarde, às 16h. Entre os temas abordados, destacaram-se a importância da prevenção ao câncer de colo do útero, a realização de exames preventivos e informações sobre métodos contraceptivos.
Ações com mães e gestantes são organizadas regularmente pela Subsecretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita. No palco, estiveram presentes a coordenadora municipal da Proteção Social Básica, Evelyn Oliveira; a coordenadora do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente da Atenção Básica, Deusamar Souza; a subsecretária municipal de Assistência Social, Erika Rangel; e a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Sildivânia Souza.
“Estamos muito felizes nesta manhã, que é também um momento importante dentro da programação do Mês da Mulher. As gestantes precisam da nossa atenção e do nosso olhar. E esse trabalho intersetorial com a saúde nos fortalece enquanto equipe, enquanto governo, enquanto cidade que cuida do seu cidadão. Também estamos reunindo mulheres em processo de planejamento familiar, que têm interesse na inserção do DIU”, avisa Erika Rangel.

A programação inclui encontros mensais voltados especialmente para usuários dos CRAS da cidade. As atividades ocorrem sempre na sede da prefeitura, oferecendo orientações para gestantes, puérperas e mulheres sexualmente ativas em geral.
Juliana Silva tem uma filha de 3 anos e é uma das participantes do projeto. “Estou no projeto desde o ano passado. Para mim, tem sido bom. Venho pelo CRAS Chatuba e vejo como uma oportunidade não só de aprender, mas também de poder ensinar um pouco para as outras pessoas”, destaca.