Mesquita na luta contra a poliomielite

Município está pronto para a campanha nacional lançada nesta segunda, dia 27, com 12 postos abertos para a imunização de crianças menores de cinco anos

Nesta segunda-feira (27), o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A ação se estenderá até 14 de junho e a Secretaria Municipal de Mesquita atua com 12 postos de imunização prontos para receberem, de segunda a seta-feira, das 8h às 17h, as crianças menores de cinco anos da cidade. A expectativa é reduzir o número de não vacinados e, consequentemente, o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. Nosso país não registra casos de poliomielite desde 1989.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha deste ano é fundamental para o enfrentamento à poliomielite. Isso porque o Brasil está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP já a partir do segundo semestre de 2024. Todos os estados e municípios receberão as normas e diretrizes dessa alteração.

Dia D marcado:

Quem não puder levar as crianças ao posto de vacinação nos dias úteis terá a chance de fazer isso em 8 de junho. Trata-se de um sábado e a data já agendada como o Dia D de divulgação e mobilização da campanha de vacinação contra a poliomielite em Mesquita, seguindo a proposta do Ministério da Saúde. Neste dia, todas as unidades do município estarão abertas das 8h às 17h, para a vacinação da pólio.

Abaixo seguem os endereços das 12 unidades com vacinação contra a poliomielite em Mesquita:

Clínica da Família Cosmorama — Avenida Baronesa de Mesquita 316, Cosmorama.

Clínica da Família Dr. Jorge Campos — Rua Sergipe 746, Coréia.

Clínica da Família Banco de Areia — Avenida Governador Celso Peçanha 1350, Banco de Areia.

Clínica da Família França Leite — Rua Cel. França Leite 732, Chatuba.

Clínica da Família Juscelino — Avenida Getúlio de Moura s/nº, Juscelino.

Clínica da Família Edson Passos — Avenida Castelo Branco s/nº, Edson Passos.

Clínica da Família Jacutinga — Rua Tamaru 460, Jacutinga.

Clínica da Família BNH — Avenida Oliveiras 355, BNH.

Clínica da Família Walter Borges — Rua Inácio Serra s/nº, Chatuba.

Centro de Vigilância em Saúde Paraná — Rua Paraná 557, Centro.

UBS/ESF Vila Norma — Rua Célio de Azevedo 219, Vila Norma.

UBS/ESF Maria Cristina — Rua Ermelinda 170, Rocha Sobrinho.