Mesquita aplicou 1.884 doses de vacina no Dia D

No último sábado, dia 8, 12 unidades de saúde estiveram abertas das 8h às 17h para a imunização dos mesquitenses

No último sábado, 8 de junho, a cidade de Mesquita promoveu o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite, com o objetivo de reduzir o número de não vacinados e diminuir o risco de reintrodução do poliovírus. A campanha, realizada em 12 unidades de saúde das 8h às 17h, também ofereceu imunizações contra dengue e influenza, além de Covid-19, conforme a disponibilidade de cada unidade. Ao todo, foram aplicadas 1.884 doses de vacinas.

A iniciativa faz parte de uma estratégia nacional que começou em 27 de maio e vai até 14 de junho. Sabrina Louroza, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, destacou a importância da ação. “Manter a imunização das nossas crianças em dia é essencial para protegê-las de várias doenças. Quando todas as vacinas são dadas, reduzimos significativamente o risco de surtos de doenças preveníveis. Além disso, uma população bem imunizada contribui para a proteção coletiva,” afirmou. Durante a vacinação, orientações sobre saúde e cuidados com a imunização foram apresentadas aos responsáveis.

Além das vacinas específicas, a campanha incluiu a atualização das cadernetas de vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. “Trouxe meu enteado para vacinar porque a atualização é essencial, especialmente para as crianças, cuja imunidade está se formando. Então, não só as vacinas de campanha, mas todas as outras são de extrema importância”, afirmou Daiana Souza Peixoto, de 32 anos, moradora do Centro de Mesquita.

Vale lembrar que a campanha de vacinação seguirá até sexta-feira, 14 de junho. Os responsáveis que ainda não levaram as crianças menores de 5 anos para receber as gotinhas que protegem contra o vírus têm até essa data para comparecer a uma unidade de saúde do município.