Realizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, iniciativa promove atividades recreativas no período de férias escolares
Mais uma edição da Colônia de Férias destinada às crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Subsecretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita, foi realizada na última semana em todos os seis Centros de Referência de Assistência Social do município. Com atividades socioassistenciais e recreativas, a programação, que segue o período de recesso escolar da rede pública municipal, contou com dinâmicas de gincanas, oficinas de música, pintura facial e brincadeiras ao ar livre, com o objetivo de proporcionar momentos de lazer, recreação, aprendizagem e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
“A colônia de férias é uma estratégia importante dentro do nosso trabalho de assistência. Ao promover atividades durante os recessos escolares, garantimos que as crianças continuem inseridas em um ambiente de cuidado, convivência e estímulo. Realizamos essa programação nas duas férias do ano, justamente para fortalecer os vínculos com as famílias atendidas e também alcançar outras que ainda não conhecem o serviço. É um período em que o brincar se transforma em ferramenta de desenvolvimento e acolhimento“, destaca Sildivania Souza, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O primeiro dia de atividades aconteceu na segunda-feira, 28 de julho, com festividades nos CRAS de Santo Elias, Chatuba, Juscelino, Banco de Areia, Santa Terezinha e Rocha Sobrinho. Nesta edição, que contou com a parceria da Guarda Civil Municipal de Mesquita, através do Grupamento de Ronda Escolar, o projeto “De Férias com a Ronda” promoveu aulas de capoeira ministradas pelo agente Jobson de Almeida, conhecido como Mestre Estrangeiro, e a agente Carla Azevedo, que levou atividades esportivas à Colônia de Férias dos CRAS.
“A Colônia de Férias dos CRAS de Mesquita foi marcada por uma parceria especial entre a Guarda Civil Municipal, por meio da Ronda Escolar, e a Subsecretaria de Assistência Social. Durante a semana, estivemos presentes nos CRAS Chatuba, Santa Terezinha, Rocha Sobrinho e Santo Elias, alcançando mais de 60 crianças com atividades lúdicas, educativas e de promoção da cidadania. A presença da Guarda Civil nas unidades reforçou a importância da escuta, do cuidado e da prevenção desde a infância, além de fortalecer o vínculo entre a Guarda Civil Municipal e a comunidade escolar”, explica a coordenadora do Grupamento de Ronda Escolar, Paula Arruda.
Durante a semana, oficineiros e orientadores sociais realizaram também ações de desenvolvimento educacional com as crianças, que ainda aproveitaram os últimos dias de julho com uma festa julina nas unidades de Rocha Sobrinho e Juscelino. Ao todo, 135 participaram das atividades em todos os seis CRAS do município, e as ações foram conduzidas por orientadores sociais, assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais da Assistência.

“Sou mãe de quatro filhos e a Colônia de Férias tem sido a melhor coisa para mim, pois não tenho condições de levar tantas crianças para passear. Durante esses dias, eles participaram de várias atividades, conheceram coisas diferentes, brincadeiras. O bom é que, assim, eles se afastaram um pouco do celular e interagiram com mais crianças enquanto estavam de férias. Além disso, o carinho das assistentes é incrível! Há todo um cuidado especial com o lanche e com a segurança das crianças que também é muito legal”, comenta a moradora do bairro Jacutinga, Bruna Soares, de 31 anos.