ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

Luta antirracista é tema de roda de conversa entre mulheres

luta-antirracista-e-tema-de-roda-de-conversa-entre-mulheres

Ação no Espaço da Mulher Mesquitense teve experiências pessoais compartilhadas e debates de tópicos importantes sobre a causa

O Espaço da Mulher Mesquitense recebeu mais de 20 mulheres na tarde da última terça-feira, dia 18 de novembro, para uma roda de conversa especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A oportunidade serviu para que as presentes compartilhassem suas experiências pessoais e debatessem tópicos importantes sobre a luta antirracista na sociedade atual. O equipamento, localizado na Vila Emil, também foi ornamentado em celebração à data, especialmente com um painel especial para fotos.

Quem conduziu a conversa foi Melande Pereira de Lima, advogada e pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho e em Direito Previdenciário, além de conselheira e presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB Mesquita. Ela cruzou uma linha do tempo da luta pela causa e aproveitou para dividir vivências particulares. “O Dia da Consciência Negra nos faz refletir sobre a nossa ancestralidade, o que os nossos familiares passaram e o que estamos passando nos dias de hoje, embora seja algo muito velado. É bom entendermos a realidade em que vivemos para visualizar como será no futuro, com os nossos filhos. Essa reflexão é um paralelo contínuo, que deve acontecer durante todo o ano e não somente nesta época”, conta. O evento teve ainda a presença da Dra. Maria Regina Vassou, advogada e especialista em Direito da Família e Violência Doméstica e Familiar.

luta-antirracista-e-tema-de-roda-de-conversa-entre-mulheres

Uma das presentes foi a moradora da Jacutinga Debora Rosa, de 36 anos. Ela cursa sua primeira capacitação no local, de Cabeleireira, e não perdeu a oportunidade de integrar a atividade. “Esses espaços são muito importantes para trocar informação em busca de um país mais igualitário nas questões raciais. Muitas pessoas, principalmente as de mais idade, já sofreram racismo, mas não associaram os ataques à cor da pele delas. E,  a partir de encontros assim, elas podem entender mais sobre isso e conhecer seus direitos para lutar por eles. Afinal, isso é um crime. Acredito que, conversando, contribuímos para abrir mais locais de lazer e formação de pessoas pretas, pardas e periféricas”, descreve.

Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra foi criado para trazer à memória das pessoas a resistência contra a escravidão e o combate ao racismo, homenageando também o líder do Quilombo de Palmares, Zumbi dos Palmares. Anualmente, Mesquita realiza múltiplas ações em comemoração à data, como forma de complementar o trabalho frequente realizado ao longo dos meses.

Espaço da Mulher Mesquitense

O equipamento busca a valorização da autoestima e o empoderamento da população feminina, com a oferta cursos e oficinas, como de Cabeleireira, Depilação, Design de Sobrancelhas e aula de Ritmos, além de agendamento com nutricionista para as alunas. O prédio fica na Rua Libânia 195, na Vila Emil, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O conhecimento é tudo, porque ninguém pode nos tirar. É justamente por essa causa que costumamos fazer constantemente ações de diferentes abordagens com as nossas alunas. Lembramos de muitas datas importantes e trazemos vários especialistas para conversar com elas, além de oferecer suporte e amparo às suas necessidades. Valorizo muito essa rede de apoio que construímos“, aborda a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres e responsável pelo Espaço da Mulher Mesquitense, Silvânia Almeida.

Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?

Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?

Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Compartilhe o Post: