Logo PMM

ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085

ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085

Colombiano que revolucionou a qualidade de vida em Medellín teve agenda ao longo de quatro dias na cidade

Mesquita recebeu uma visita para lá de ilustre entre sábado, 27 de janeiro, e terça, dia 30. Ex-secretário de Cultura Cidadã e Desenvolvimento Social de Medellín, Jorge Melguizo esteve no município em uma viagem de troca de experiências. Um dos responsáveis por transformar a cidade colombiana, antes marcada pela força do narcotráfico e vista como uma das mais perigosas do mundo nos anos 1990, Melguizo visitou bairros como Coreia, Santa Terezinha, Chatuba, BNH, Rocha Sobrinho, Vila Norma, Cosmorama, Edson Passos, Juscelino e Centro.

A gente queria que ele visse um pouco da cidade até mesmo antes de assistir às apresentações que queríamos fazer sobre o nosso modelo de gestão pública. Essa interação é fundamental para que a gente siga evoluindo e melhorando a qualidade de vida do cidadão mesquitense”, conta o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda.

No domingo, dia 28, a agenda de Melguizo em Mesquita se iniciou de manhã, às 9h, com uma apresentação realizada pela equipe da Subsecretaria de Planejamento Estratégico e Gestão no gabinete do prefeito. Nela, o modelo de gestão pública aplicado na cidade, focado nos atendimentos territorializados, na priorização dos diagnósticos prévios e na participação dos munícipes, a partir do aplicativo Colab, foi detalhado para o colombiano. As características impressionaram o visitante.

Creio que Mesquita tem uma grande oportunidade de se destacar com seu modelo de gestão pública não apenas na Baixada Fluminense, no estado do Rio ou no Brasil, mas em fóruns internacionais. Vejo muito a mostrar por aqui a cidades de tamanhos semelhantes. E, se formos analisar, a maioria das cidades têm entre 100 mil e 300 mil habitantes, ou até menos”, avalia Jorge Melguizo, que ainda participou de uma reunião on-line com a economista, consultora em gestão pública e privada para as áreas de gestão de riscos, sustentabilidade, ESG, captação de recursos, planejamento financeiro e organizacional Eduarda La Rocque. Ela também foi secretária municipal de Fazenda do Rio de Janeiro entre 2009 e 2012 e acompanhou a instalação de inúmeras UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) na capital fluminense.

Projetando o futuro

Jorge Miranda e sua equipe de Planejamento Estratégico e Gestão apresentaram a Melguizo o projeto Mesquita do Amanhã, revelado em 2021, traçando planos de transformação para a cidade. “Com sua visão impressionante para a gestão pública, Melguizo fez observações pertinentes e se mostrou com o mesmo sentimento que nós tivemos ao planejar a maior parte daquelas intervenções: melhorar a qualidade de vida e a realidade da população de Mesquita, principalmente a que mais precisa, a partir da cultura, do esporte, da educação e, consequentemente, do pertencimento”, aponta Kleber Rodrigues, subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, que acompanhou Melguizo ao longo de todas as agendas que o colombiano teve no município.

Palestra aberta ao público

Melguizo ministrou em Mesquita, na manhã de terça-feira, a palestra “Medellín: de cidade-problema a inspiração para o mundo” no Centro Cultural Mister Watkins. Na plateia, munícipes e profissionais técnicos assistiram a uma apresentação focada justamente nas transformações promovidas na metrópole colombiana. Ao fim, abriu-se espaço para que ele respondesse dúvidas. Como, por exemplo, que ações executadas na Colômbia poderiam funcionar em Mesquita, apesar das diferenças geográficas e culturais. Melguizo lembrou de um projeto realizado na cidade de Iztapalapa, que se inspirou no modelo de desenvolvimento e enfrentamento à violência de Medellín.

Um bom exemplo é o projeto ‘Camino Mujeres Libres y Seguras’ (Caminho Mulheres Livres e Seguras), que é muito fácil de criar e faria de Mesquita um verdadeiro símbolo para a Baixada Fluminense com uma política pública nesse sentido”, disse.

No dia anterior, na segunda-feira, Jorge Melguizo fez questão de participar da reunião de alinhamento do governo de Mesquita, que acontece semanalmente na sede da prefeitura. Na oportunidade, ele pôde acompanhar as medidas e projetos que vêm sendo implementados no município, além dos que estão programados para sair do papel.

Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?

Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?

Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo