Evento acontece das 9h ao meio-dia, na sede da prefeitura, e tratará temas como as atitudes humanas que afetam as águas locais e globais
Na próxima sexta-feira, dia 22 de março, o Auditório Zelito Viana, no primeiro andar da sede da prefeitura, recebe o IV Seminário das Águas de Mesquita. O evento, com o tema: “A urgência climática e a manutenção dos recursos hídricos”, acontece das 9h ao meio-dia. Um dos temas abordados no dia será como as ações humanas afetam as águas locais e globais, envolvendo a relação com as chuvas no município. Para participar, basta se inscrever no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2LCUoA8k8_pI0alXEBO3PyhLDqRmaYIZFdsWG7Q4D6YIAfQ/viewform
O evento é aberto ao público, que terá a oportunidade de participar ativamente das atividades, fazendo comentários e tirando dúvidas. “Essa interação será muito importante para ouvir a voz dos mesquitenses e conhecer suas vivências. Eles são o foco principal desse projeto e, com certeza, serão fundamentais para a elaboração de mais políticas públicas sobre água na nossa cidade”, frisa o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rholmer Louzada Junior.
A programação começa às 9h, com um coffee break, seguido da cerimônia de abertura. Às 9h55, será a vez da palestra “Para além das mudanças climáticas, um olhar crítico sobre os desastres ambientais”, do professor e doutor em Geografia Manoel Ricardo Simões, da IFRJ Nilópolis. Depois disso, às 10h50, a população participará do bate-papo com a agricultora Deise Dourado, que atualmente ocupa a presidência da Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Mesquita, a COOPAMESQ.
Trabalhos integrados
Além do próprio evento, a sede da Prefeitura de Mesquita recebe uma exposição especial dos figurinos da G.R.E.S. Tubarão de Mesquita, escola de samba mesquitense que, no desfile deste ano, abordou temas como a preservação de água e as questões hídricas locais. “O projeto deles tem tudo a ver com o nosso seminário. Por isso, resolvemos unir as duas partes para fazer um trabalho ainda mais excelente”, explica Rosaura Clem, coordenadora de Educação Ambiental da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Mesquita. Fora isso, o encerramento do IV Seminário das Águas de Mesquita contará com a participação especial do representante da própria G.R.E.S. Tubarão de Mesquita.