A Guarda Civil Municipal de Mesquita, por meio do Grupamento Tático Ambiental (GTAM), realizou na última quarta-feira, 6 de novembro, uma palestra técnica sobre combate a incêndios florestais. O evento, no Espaço Colabore, foi ministrado por profissionais do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de aprimorar o conhecimento técnico das equipes, em resposta ao aumento expressivo de queimadas na região. Além da palestra, os participantes também receberam um treinamento teórico.
A capacitação, conduzida pelo 2º tenente Almada e pelo subtenente Leonardo, abrangeu conceitos fundamentais no combate a incêndios, como o “Triângulo do Fogo”, composto pelos elementos: combustível, oxigênio e calor. Os instrutores explicaram como fatores como topografia, clima e tipo de vegetação influenciam na propagação das chamas e, ainda, destacaram o uso de aceiros como uma medida preventiva essencial para controlar o avanço das queimadas.
“Essa é uma iniciativa que faz parte dos esforços contínuos da Guarda para manter nossas equipes atualizadas e cada vez mais capacitadas para lidar com o aumento preocupante das queimadas florestais. Com esse treinamento, esperamos que nossos agentes estejam mais preparados para intervir de forma segura e eficaz, protegendo o meio ambiente e a população mesquitense”, declarou Rosane Santos, coordenadora do Grupamento Tático Ambiental.
Participaram do encontro profissionais do Centro de Controle Operacional de Mesquita (CCO), a subsecretária e subsecretário-adjunto municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania, Renata Paranhos e Guilherme Barros, respectivamente, e a organizadora do evento e coordenadora de Ensino e Instrução da Guarda Civil Municipal, Victória Valim.