ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

Governo estadual visita Assistência Social de Mesquita

Lideranças da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estiveram com a subsecretária municipal Erika Rangel na última quarta e sexta-feira

Mesquita recebeu na semana passada, dia 22 de janeiro, os subsecretários da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Felippe Souza e Aline Forasteiro. O subsecretário de Gestão do Sistema Único de Assistência Social e a subsecretária de Promoção, Garantia e Defesa dos Direitos Humanos estiveram na cidade para um encontro com a subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita, Erika Rangel, que apresentou os panoramas das políticas públicas socioassistenciais implementadas no município, além dos serviços oferecidos e das ações promovidas à população.

O assessoramento do governo estadual é fundamental para fortalecermos nossa atuação enquanto unidade federativa. Somos um Estado diverso, referência tanto para o que é positivo quanto para o que precisa ser melhorado. E como transformar esses pontos negativos? É no dia a dia, com diálogo e trabalho conjuntos. Essa troca de experiências é essencial para avançarmos”, defende a subsecretária municipal de Assistência Social, Erika Rangel. 

Na passagem pela sede da Subsecretaria Municipal de Assistência Social, Erika apresentou o Centro de Monitoramento da própria pasta aos visitantes, além de explicar uma visão geral das responsabilidades atribuídas à Subsecretaria. Assuntos como acessibilidade, abrigos públicos, direitos humanos e a atuação dos conselhos municipais foram discutidos, enfatizando a importância de programas como o Bolsa Família e a necessidade de medidas mais efetivas no combate ao racismo e à LGBTfobia.

A conexão entre estado e município nos permite entender como as pastas podem trabalhar de forma conjunta, tanto na área da Assistência Social quanto dos Direitos Humanos. Já temos várias iniciativas em andamento, como ações voltadas para educação antirracista e enfrentamento à LGBTfobia. São projetos desafiadores, mas fundamentais para a transformação social”, explica Aline Forasteiro,  subsecretária de Promoção, Garantia e Defesa dos Direitos Humanos.

Pastas como Segurança Alimentar, o Sistema Único de Assistência Social e os Direitos Humanos foram debatidos enquanto a equipe local apresentava a estrutura organizacional da administração municipal, além de um projeto futuro de reformulação dos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, que passarão a atuar como um grande complexo, para aprimorar os serviços oferecidos à população. A visita incluiu ainda passagens por outros espaços públicos do município, como o Espaço Colabore, o Fórum de Mesquita e a sede da prefeitura municipal, onde todos puderam acompanhar o funcionamento de diferentes setores da administração do município.

“A colaboração entre diferentes esferas de governo é a chave para transformar políticas em ações concretas que realmente impactem a vida das pessoas. Juntos, vamos fortalecer os serviços de assistência social e direitos humanos, garantindo que todos tenham acesso ao que é fundamental para uma vida digna”, afirma Felippe Souza, subsecretário de estado de Gestão do SUAS.

A visita prosseguiu para o Fórum de Mesquita, com visita à sede do MesquitaPrev, onde os subsecretários conferiram os reconhecimentos obtidos pela cidade na área previdenciária. Entre eles, foram destacadas certificações que comprovam a excelência na gestão do Regime Próprio de Previdência Social do município. Os subsecretários finalizaram a visita com uma reunião com o prefeito Marotto Miranda. O encontro abordou diversas estratégias e destacou a relevância da integração entre os diferentes níveis de governo, visando expandir as oportunidades e aumentar a eficiência dos serviços públicos disponíveis para a população de Mesquita.

Com dados e diagnósticos robustos e através da base sólida que o estado nos oferece hoje, estamos prontos para intensificar nossa parceria. O planejamento estratégico e bem executado tem sido fundamental para garantir o crescimento contínuo da nossa cidade e a expansão das nossas conquistas”, declara Marotto Miranda.

Já na sexta-feira, dia 24, a subsecretária estadual de Prevenção à Dependência Química, Ana D’Arc Dutra, esteve no município acompanhada da coordenadora de Articulação, Martha Domingues, e do secretário executivo do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Rio do Janeiro, Marco Marques, para uma visita de articulação referente à pauta de prevenção à dependência química. O encontro, também realizado na sede da Subsecretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita, propôs o fortalecimento de ações de combate à dependência química e articulações intersetoriais entre o município e o estado. 

Durante a visita, a equipe abordou estratégias voltadas à população em situação de rua e à prevenção do uso de substâncias químicas. Foram discutidas ideias de possíveis projetos e propostas voltadas para o combate ao uso de drogas, como caminhadas, seminários, fóruns, campanhas de conscientização e ações comunitárias capazes de mobilizar a sociedade no enfrentamento ao problema. 

Essa é a nossa primeira agenda do ano e, nesse primeiro contato, analisamos como podemos atuar em colaboração ao município. É impressionante ver como Mesquita está bem estruturada e comprometida em integrar essa parceria em prol da implementação de mais políticas públicas de prevenção à dependência química. Essas políticas são essenciais não apenas para informar e educar a população sobre os riscos associados ao uso de substâncias, mas também para oferecer apoio e recursos para aqueles que precisam”, declara a subsecretária Estadual de Prevenção à Dependência Química, Ana D’Arc Dutra. 

O encontro também enfatizou a necessidade de uma abordagem integrada envolvendo as pastas Saúde, Educação e Segurança Pública. A colaboração entre diferentes instituições, como clínicas da família, conselhos tutelares e secretarias municipais, foi destacada como essencial para implementar políticas públicas mais eficazes. Outro ponto levantado foi a capacitação dos técnicos que atuam em territórios vulneráveis, incluindo conselheiros tutelares e profissionais da Assistência Social.

A dependência química transcende questões de saúde e está profundamente ligada a fatores sociais e educacionais. O papel do Conselho é fundamental na articulação e coordenação de políticas públicas que visem a redução da demanda e a oferta de drogas e promovam a prevenção, atenção e reinserção social desses usuários”, explica o secretário executivo do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Rio de Janeiro, Marco Marques. 

Ao final da agenda, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro visitou o gabinete do prefeito Marotto Miranda, na sede da prefeitura municipal, para uma reunião que abordou a pauta de saúde mental. O encontro trouxe à tona desafios relacionados à internação compulsória e reabilitação, bem como a importância da integração entre os serviços assistenciais e os CAPS do município. 

A dependência química é um desafio que exige esforços conjuntos e contínuos. Esse encontro reforçou o compromisso de Mesquita em trabalhar de forma integrada com o Estado, priorizando a criação de políticas públicas que realmente cheguem a quem mais precisa”, comenta a subsecretária municipal de Assistência Social, Erika Rangel. 

Além disso, questionamentos sobre abordagens sociais e o acolhimento de usuários foram apresentados para reforçar a necessidade de capacitação contínua e a troca de experiências para atender às demandas da população em situação de vulnerabilidade. Atualmente, o município possui 107.024 pessoas cadastradas no sistema SUAS, com dados detalhados por bairros que ajudam a nortear estratégias de enfrentamento às vulnerabilidades sociais.

Estabelecer parcerias como essa com o Governo do Estado é fundamental para ampliarmos o alcance das nossas políticas públicas e enfrentarmos, de forma estruturada, questões tão sensíveis como a dependência química. As políticas públicas precisam ir além do planejamento, chegando efetivamente àqueles que mais necessitam. Em Mesquita, temos mostrado que, com responsabilidade e trabalho conjunto, é possível transformar desafios em oportunidades, ampliando serviços, fortalecendo redes de proteção social e oferecendo novas perspectivas para a população”, concluiu o prefeito Marotto Miranda.

Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?

Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?

Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Compartilhe o Post:
Pular para o conteúdo