ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

Feira de adoção responsável garantiu lar para 21 animais em Mesquita

Iniciativa da Coordenadoria Municipal de Vigilância Ambiental e Zoonoses foi realizada na manhã do último domingo, dia 17, na Praça Elizabeth Paixão

No último domingo, dia 17 de agosto, a Praça Elizabeth Paixão sediou mais uma edição da Feira de Adoção de cães e gatos de Mesquita. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e organizada pela Coordenadoria Municipal de Vigilância Ambiental e Zoonoses do município, a iniciativa contou, na edição deste segundo semestre, com 25 animais disponíveis para adoção. Ao todo, 17 cães e quatro gatos foram adotados, e a ação contou com serviços de cuidados e orientações sobre acolhimento responsável ao público presente.

Estava passando por aqui quando vimos a feira de adoção. Minha sobrinha já queria muito um cachorrinho então decidimos adotar porque é um ato muito importante. Tem que ter paciência, cuidado e carinho, mas sempre vale muito a pena. Fora que é uma iniciativa importante para diminuir o abandono nas ruas, porque assim como a gente, eles também querem e merecem amor”, disse Geisiane Alves da Silva, moradora da Coreia.

Ao longo do evento, as veterinárias presentes apresentaram a todos os interessados na adoção informações sobre o histórico dos animais, além de esclarecerem dúvidas sobre medicação, vacinação, castração e higiene. “Nosso papel não termina no momento em que o animal é adotado. Durante a feira, orientamos cada família sobre os cuidados básicos de saúde, alimentação e bem-estar. É fundamental que as pessoas compreendam que um animal precisa de acompanhamento e atenção diariamente”, explicou a médica veterinária da Coordenação de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Eduarda Falcão.

Em seu quinto ano de realização, a feira é desenvolvida em parceria com cuidadores locais, com o objetivo de reduzir o número de animais abandonados no município, além de incentivar a adoção responsável. 

Essa é também uma questão de política pública, porque está diretamente ligada ao bem-estar da comunidade. Animais bem cuidados significam menos riscos de zoonoses, menos abandono nas ruas e mais qualidade de vida para todos. Nosso trabalho vai além da saúde animal, é educação e conscientização para que cada cidadão entenda que acolher um cão ou gato é assumir um compromisso coletivo”, declarou o coordenador da Coordenadoria Municipal de Vigilância Ambiental e Zoonoses de Mesquita, Sérgio Vigas.

Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?

Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?

Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Compartilhe o Post: