Saída pedagógica aconteceu através da articulação entre a escola e a iniciativa Educa Bondinho, responsável por apresentar o ponto turístico a estudantes do estado do Rio de Janeiro
Nesta semana, estudantes do terceiro ao oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irena Sendler, localizada na Coreia, entenderam que a aprendizagem pode ir muito além das salas de aula e dos livros didáticos. Isso aconteceu durante uma saída pedagógica com destino ao Parque Bondinho Pão de Açúcar, na Urca. No passeio, 26 alunos puderam conhecer, de maneira prática, o ecossistema, a geografia e parte da história da Cidade Maravilhosa.
A visita se deve à participação da escola no programa Educa Bondinho. Há 10 anos, o projeto promovido pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar possibilita que alunos de escolas estaduais e municipais do Rio conheçam um dos pontos turísticos mais reconhecidos do mundo, de maneira gratuita, em uma visita guiada que envolve a exploração das belezas naturais do Morro da Urca e um passeio no teleférico.


Para cada um dos estudantes, foi a primeira ida ao Bondinho. Em seus depoimentos, as crianças expressam toda a empolgação com a experiência. “Achei muito legal. Andei por uma floresta e aprendi como é importante cuidar da natureza e dos animais que vivem nela”, contou Helena Silva, do terceiro ano. “Adorei estar em contato com a natureza e andar de bondinho, apesar de ter sentido um pouquinho de medo nessa parte”, relata Lourena Ester, do sexto ano.
Ane Carolina Mattos, coordenadora pedagógica da unidade e uma das responsáveis por acompanhar o passeio, explica a relevância que atividades externas como essa possuem para a formação dos alunos. “Buscamos fazer essas saídas pedagógicas para que eles tenham a vivência prática de tudo aquilo que é ensinado em sala de aula. A Irena Sendler é uma escola de tempo integral, o que faz com que nossos estudantes passem a maior parte do dia no espaço escolar. Então, proporcionar uma atividade externa, na qual eles entrem em contato com novos ambientes, também é fundamental”, elucidou.