ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

Estudantes de Mesquita concluem formação do Proerd 

estudantes-de-mesquita-concluem-formacao-do-proerd

Desde março, o programa vinha promovendo ações de conscientização contra o uso de drogas entre os alunos da rede pública municipal de ensino


Um ciclo se encerrou para estudantes de três escolas da rede pública de Mesquita. Entre os dias 3 e 8 de junho, alunos das escolas municipais Ely Baiense Vailante, Dr. Deoclécio Dias Machado Filho e Dr. Manoel Reis tiveram sua formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), fundado pela Polícia do Rio de Janeiro, que há mais de 30 anos atua em escolas municipais, estaduais e privadas do país, disseminando a política anti-drogas entre os jovens. Ao todo, mais de 400 estudantes das turmas de 1º, 2º e 5º ano das unidades escolares receberam o certificado e, agora, seguem mais capacitados para trilhar um caminho longe das drogas e da violência.

Os encontros do programa aconteciam uma vez por semana com cada turma e duravam até 1 hora. Nesse espaço de tempo, oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro eram responsáveis por fomentar o debate acerca dos malefícios das  drogas lícitas e ilícitas, criando um ambiente seguro para que os estudantes expressassem suas experiências, opiniões  e tirassem dúvidas acerca do tema. Além disso, assuntos como resolução de conflitos, combate ao bullying e construção de relacionamentos saudáveis também eram pauta nas dinâmicas. Ao final do curso, os estudantes escreveram uma redação abordando os tópicos tratados durante a formação.

Tendo passado por essas etapas, era chegada a hora das cerimônias de formatura, que tiveram início com a solenidade dos estudantes da Escola Municipal Dr. Ely Baiense Vailante, realizada no dia 3 de junho, quinta-feira, no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, localizada no Centro da cidade. Já na sexta-feira (4) e segunda-feira (7), foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Dr. Deoclécio Dias Machado Filho celebrarem a conquista nas instalações da própria unidade. Por fim, os alunos da Escola Municipal Dr. Manoel Reis festejaram a conclusão da etapa na terça-feira (8), também nas dependências da própria unidade escolar. As formaturas foram acompanhadas por pedagogos, professores, oficiais da polícia militar, pais e responsáveis.

estudantes-de-mesquita-concluem-formacao-do-proerd

Emilly Ramos, uma das estudantes do 5° ano da escola Dr. Manoel Reis, que se formou no dia 8, descreve a experiência de participar do projeto.  “Aprendi muita coisa. Principalmente sobre o perigo das drogas e combate ao bullying. Lições que quero levar para a vida”, relatou.

Victoria, mãe de Emily, complementa a declaração da filha e aborda o valor da integração entre as instituições família e escola para o processo de formação dos estudantes. “Eu acho muito importante a presença do Proerd nas escolas de Mesquita, porque muitas crianças têm contato com muita coisa errada.  Nós, a família, buscamos fazer a nossa parte, educando dentro de casa. Mas também acho relevante que a escola nos ajude nesse trabalho”, pontuou.

estudantes-de-mesquita-concluem-formacao-do-proerd


Presente em todas as cerimônias de formatura e encarregado de coordenar as atividades do curso nas escolas, o sargento Xavier, do Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), expôs sua expectativa quanto ao impacto do projeto na realidade dos alunos. “Enxergo cada uma dessas crianças como agente multiplicadora e acredito que elas podem fazer a diferença. Então, espero que elas compartilhem os aprendizados adquiridos aqui e levem adiante a filosofia de combate ao uso de drogas e à violência. Dessa forma, salvando vidas, direta ou indiretamente. Eu creio nisso. Faço meu trabalho com muito amor e muita paixão”, declarou.

estudantes-de-mesquita-concluem-formacao-do-proerd

Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?

Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?

Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Compartilhe o Post: