Iniciativa pedagógica valoriza a importância do relacionamento com o meio ambiente e a observação de fenômenos naturais para a formação das crianças
O dia 20 de outubro marcou o início de uma nova semana repleta de descobertas para as crianças da Creche Municipal Ariano Suassuna, na Coreia. Já na segunda-feira, elas vivenciaram pela primeira vez o processo de colheita de alimentos orgânicos, frutos da plantação cultivada em um canteiro do pátio da creche. A atividade envolveu os pequenos da Educação Infantil, que aproveitaram o momento coletivo de contato com a natureza.
A horta vinha sendo cultivada pelos estudantes e profissionais da escola desde setembro. No decorrer desse tempo, as crianças acompanharam os hábitos diários de cuidado com a plantação composta por hortaliças como alface, coentro, cebolinha e cheiro-verde. Após a colheita, as verduras foram devidamente higienizadas e utilizadas no almoço dos estudantes.

A ação caracteriza-se como a fase inicial de um projeto que deverá abranger outras escolas da rede pública municipal de Mesquita. A iniciativa “Da Horta para o Prato” busca promover o ensino prático de conteúdos como fotossíntese, organologia vegetal e nutrição orgânica, além de incentivar a alimentação saudável e poder ser empregada também como prática terapêutica.

Bruna Larsen, coordenadora pedagógica da creche, revela o caráter pedagógico da iniciativa e seu papel para o desenvolvimento dos alunos da Educação infantil. “É relevante que as crianças tenham um certo grau de contato com a natureza ao longo da formação, para que se sintam pertencentes ao meio ambiente. Além disso, a participação delas nesse cultivo possibilita uma ruptura com o uso excessivo das telas e também os ajuda a compreender que certos processos levam tempo e cuidado, indo contra a lógica imediatista presente cada vez mais cedo no cotidiano deles“, explica. De acordo com a pedagoga, o sucesso do projeto abriu precedentes para a criação de outros ambientes que estimulem o contato com a natureza no espaço escolar, entre eles um pomar e um jardim.