ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

Escolas de Mesquita recebem ações de capacitação para primeiros socorros

escolas-de-mesquita-recebem-acoes-de-capacitacao-para-primeiros-socorros

Treinamentos ocorrem em cumprimento à Lei Lucas, diretriz que determina o treinamento entre profissionais da Educação

Em Mesquita, as escolas da rede pública municipal vêm sediando atividades de capacitação ministradas por profissionais da saúde pública do município. O objetivo é instruir os profissionais da Educação sobre como atuar frente a situações de risco para a saúde física dos estudantes utilizando técnicas de primeiros socorros. Um desses treinamentos aconteceu na semana passada, na Escola Municipal Ely Baiense Vailante, que é a quinta unidade da rede a receber a capacitação neste ano. A previsão é de que até o final de outubro outras seis escolas passem pelo mesmo processo.

A partir de exercícios práticos, os profissionais da instituição aprenderam os procedimentos de socorro em situações de emergência, tais como engasgo, convulsões, queimaduras e picadas de animais peçonhentos, entre outros. “A gente sempre aborda as principais emergências que podem acontecer em uma escola. A partir daí, buscamos estratégias para preparar esses profissionais para agir nesses casos específicos e preservar a vida e a segurança das crianças, conforme dita a Lei Lucas”, explica a enfermeira Rafaela Ferreira, uma das responsáveis por coordenar a capacitação.

Instituída em 2018, a Lei Lucas prevê a obrigatoriedade da capacitação em primeiros socorros entre funcionários de escolas e creches de todo o país. A lei recebeu esse nome em alusão ao trágico falecimento do estudante Lucas Begalli, que veio a óbito após se asfixiar durante um passeio escolar e não receber atendimento imediato. Na Baixada Fluminense, Mesquita foi o primeiro município a promover as capacitações voltadas à Lei nas suas escolas municipais, que acontecem desde 2023.

Agente de pátio, Natália Dantas é também responsável por supervisionar os estudantes da Ely Baiense Vailante. Logo, participou ativamente da capacitação. A funcionária reconhece a importância dos treinamentos para a preservação da integridade física dos estudantes. “Eu acho que todo profissional tem de conhecer o básico de primeiros socorros. Principalmente aqui, na escola, onde trabalhamos com crianças de várias idades. É importante saber como agir para a segurança dos alunos e conforto dos responsáveis, que vão poder depositar mais confiança em nós, que lidamos com os filhos deles”, pontua. Após o treinamento, a escola e seus profissionais recebem certificados de conclusão da capacitação.

escolas-de-mesquita-recebem-acoes-de-capacitacao-para-primeiros-socorros

Além das capacitações promovidas pelos profissionais da saúde, a Secretaria de Educação de Mesquita aplica estratégias de segurança no cotidiano escolar das unidades, visando evitar que ações de primeiros socorros sejam necessárias. É o que explica Marise Fontes, nutricionista responsável por supervisionar as políticas alimentares nas escolas municipais da cidade.

Nós elaboramos o cardápio das creches, por exemplo, pensando nos cortes mais seguros dos alimentos para as crianças. Justamente para evitar episódios de engasgos.  Da mesma forma, instruímos os profissionais de cozinha das nossas escolas nas capacitações que promovemos com eles duas vezes ao ano”, pontua Marise.

Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?

Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?

Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Compartilhe o Post: