Motoristas que passaram pelo Centro participaram da ação na última semana

Durante a última semana, nos dias 23 e 25 de janeiro, a Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Mesquita realizou uma campanha de educação para o trânsito nas ruas do município. As ações, em parceria com o estado do Rio de Janeiro, contaram com a participação de membros da Operação Lei Seca, com a distribuição de panfletos informativos relacionados à segurança no trânsito e estacionamento em locais para carga e descarga e nas vagas de idosos. Os trabalhos foram realizados nas vias da Praça Elizabeth Paixão e na Rua Heitor da Costa Val, no Centro.

A intenção foi promover a conscientização sobre condutas responsáveis tanto para motoristas quanto para pedestres. Para isso, a importância de utilizar as faixas de pedestres corretamente e a abordagem de temas como a história da Lei Seca e os perigos associados à combinação de álcool e direção foram trabalhados.

“As ações no trânsito precisam ser contínuas. Durante todo o ano, estamos nas ruas conscientizando, para que os números de acidentes possam ser cada vez mais reduzidos e tenhamos motoristas mais cautelosos”, explica a subsecretária municipal de Transporte e Trânsito, Roberta Damasceno.

Além disso, as ações buscaram alertar sobre o estacionamento indevido em vagas preferenciais a idosos, pcds, e locais para carga e descarga. “O índice de multas por essa infração está muito alto na região. Então, estamos fazendo esse trabalho para educar a população a não utilizar esses espaços sem a devida autorização”, completa Roberta.

A conscientização será levada também para as escolas da rede pública de ensino, a partir de palestras realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O intuito é instruir os alunos a informarem seus responsáveis e também já planejando um futuro mais seguro no trânsito mesquitense, quando esses estudantes se transformarem em condutores.