ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

Direitos das pessoas com deficiência em destaque em Mesquita

Governo do Estado promoveu edição do “Práticas Cotidianas Anticapacitistas” na cidade, reforçando a importância do atendimento humanizado para pessoas com deficiência

Mesquita recebeu na última terça-feira (14), o evento “Práticas Cotidianas Anticapacitistas”. A ação, promovida pelo governo estadual, foi direcionada aos profissionais da Assistência Social  do município, que puderam compreender a luta histórica pela inclusão e a importância de um atendimento mais humanizado para pessoas com deficiência.

O projeto tem como princípio a desconstrução de estruturas de exclusão e preconceito que ainda desvalorizam pessoas com deficiência. Assim, a iniciativa promove a ideia de igualdade de oportunidades e fortalece o respeito à diversidade humana, reforçando a importância da inclusão em todos os espaços da sociedade.

Para Neide Aparecida de Souza, conhecida como Neidinha, 60 anos, superintendente de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos do Rio de Janeiro, capacitações profissionais são essenciais para a evolução da Assistência Social, promovendo um atendimento mais eficaz e completo. “É fundamental adotar uma comunicação inclusiva, reconhecendo e respeitando as pessoas com deficiência como protagonistas de suas próprias histórias. Usar a terminologia correta é um passo essencial para quebrar preconceitos e construir uma sociedade mais acessível e igualitária.” diz Neidinha, que mora em Mesquita e é assistente social.

Ao longo da história, pessoas com deficiência enfrentam exclusão social, barreiras educacionais e limitações no acesso ao mercado de trabalho. Movimentos e organizações têm se dedicado a garantir visibilidade, respeito e igualdade de oportunidades.

O acolhimento e direitos das pessoas com deficiência ganham força com a Lei Brasileira de Inclusão, sancionada em 2015, que consolida direitos e garante acesso à educação, trabalho, saúde e participação social, além de promover acessibilidade e combater as discriminações. A legislação fortalece a luta histórica pelo reconhecimento e pela valorização da diversidade, reforçando a necessidade de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.

Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?

Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?

Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Compartilhe o Post: