O prefeito de Mesquita, Jorge Miranda, recebeu ofício do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro a respeito de solicitações realizadas pelo governo municipal em novembro de 2023. No dia 29 do penúltimo mês do ano passado, os subsecretários municipais de Transporte e Trânsito, Roberta Damasceno e Carlos Miranda, realizaram uma reunião com a diretoria técnica do DETRO-RJ. O encontro ficou marcado pela análise dos problemas no transporte coletivo municipal.

Como resposta, o DETRO-RJ informou ter realizado verificação do cumprimento do quadro de horários autorizado das linhas de ônibus que operam no município de Mesquita, sendo constatado descumprimento em duas delas. Houve ainda fiscalização sobre aparente paralização de operação em outras nove. Com isso, as empresas permissionárias que operam todas essas linhas foram autuadas. Há ainda a menção de notificação, através de ofícios, para a regularização imediata da operação das linhas em paralização, bem como a prestação dos devidos esclarecimentos no prazo máximo de 48 horas.

Vale lembrar que na reunião ocorrida em novembro, os subsecretários municipais de Transporte e Trânsito de Mesquita também discutiram a possibilidade de licitação para inclusão de novas linhas intermunicipais. Caso a análise do projeto seja aprovada, a população mesquitense terá mais opções de transportes públicos coletivos e poderá ter a mobilidade melhorada dentro e fora de Mesquita.