defesa-civil-juvenil-alunos-aprendem-sobre-direitos-civis

Defesa Civil Juvenil: alunos aprendem sobre direitos civis

Edição de 2024 conta com mais de 40 alunos inscritos e acontece na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos

Na manhã do dia 21 de maio, os participantes da edição 2024 do projeto Defesa Civil Juvenil tiveram uma aula especial com a equipe do Grupamento de Ronda Escolar, que integra a Guarda Civil Municipal de Mesquita. No encontro, foram tratados temas sociais importantes, como os direitos e deveres civis, respeito ao próximo, atos de indisciplina, racismo, bullying e medidas socioeducativas para jovens infratores, entre outros. O evento contou com a participação de dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que falaram sobre as estratégias para perseguir os sonhos.

Começamos falando sobre o que é o respeito e como colocá-lo em prática. Na escola, por exemplo, precisamos valorizar todos os profissionais, desde os diretores e  professores ao pessoal da cantina ou que limpa a escola. Cada um é muito importante para que esse trabalho seja realizado da melhor forma possível. Assim, conseguimos avançar na construção de uma sociedade mais educada e empática, enxergando o papel essencial que o outro desempenha“, defende a coordenadora do Grupamento de Ronda Escolar, Paula Arruda.

Os estudantes ainda terão aulas sobre coleta seletiva, cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente e violências doméstica e contra a mulher. Antes da prova final, os estudantes passarão por treinamentos práticos para explorar os conhecimentos aprendidos. No dia 20 de junho, uma quinta-feira, será realizada a cerimônia de formatura com os alunos aptos.

A edição deste ano do projeto conta com mais de 40 alunos inscritos, todos com idades entre 12 e 16 anos, e acontece na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos. “A cada ano, a experiência é totalmente diferente. O mais legal é que, com o projeto, conseguimos ultrapassar a linha das aulas formais e criar laços valiosos com os alunos e os familiares. Eles se aproximam da nossa e das demais equipes técnicas, depositando confiança. Assim, podemos auxiliá-los em muitas questões, algumas até além da escola”, pontua Marlon Araújo, diretor da Defesa Civil de Mesquita.

Projeto

A iniciativa prepara jovens estudantes para lidar com situações de emergência e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita. Nela, são abordados ensinamentos sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, combate a princípio de incêndio, educação ambiental, cidadania, educação no trânsito e outros mais. Além disso, os alunos têm aulas práticas, caso do treinamento para o manuseio dos diferentes tipos de extintores de incêndio.

A premissa do curso de Defesa Civil Juvenil é a expansão do conhecimento dos alunos. Aqui, eles aprendem com situações valiosas sobre possíveis ocorrências do dia a dia, que podem até salvar vidas. É algo para eles levarem para a vida e também repassar aos outros. Nas aulas, eles são orientados a serem multiplicadores dessas informações, para que o aprendizado não termine ali”, detalha o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Mesquita, Rholmer Louzada Junior.