Na manhã da última quarta-feira, 16 de outubro, a Subsecretaria Municipal de Assistência Social e a Defesa Civil de Mesquita realizaram uma ação de conscientização no bairro da Coreia. A atividade aconteceu na extensão das ruas Sítios e da Vala e teve como objetivo orientar os moradores sobre cuidados e medidas preventivas relacionadas a calamidades naturais. Na ocasião, a população foi alertada sobre riscos de desastres como deslizamentos, inundações e alagamentos e recebeu instruções de como agir em situações emergenciais.
Durante a atividade, foram distribuídos folhetos com informações detalhadas sobre os serviços da Defesa Civil e formas de contato. Um dos principais focos foi o cadastramento dos munícipes no Sistema de Alerta de Desastres, que permite o envio de alertas e dicas preventivas diretamente à população. “É fundamental que as pessoas estejam bem informadas e saibam como proceder em situações de risco. O cadastramento no Sistema de Alerta de Desastres é essencial para que possamos disseminar nossos alertas, de forma que eles alcancem todos os moradores, especialmente aqueles que estiverem em áreas mais vulneráveis. Esse contato direto entre a Defesa Civil e a comunidade é vital para garantir a segurança de todos“, destaca Marlon Araújo, diretor da Defesa Civil.
Para se cadastrar e receber as notificações do Sistema de Alerta de Desastres da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp para (21) 97299-3223 ou se inscrever no serviço de SMS pelo número 40199. Ao final da ação, diversas famílias da região da Coreia foram cadastradas por membros da equipe do CRAS Juscelino, que atende o bairro.
“Orientar a população é uma forma eficaz de garantir que as famílias estejam preparadas para lidar com emergências, minimizando impactos e facilitando o acesso às medidas de assistência. Ao promover esse conhecimento, asseguramos que a comunidade fique mais segura e amparada nos momentos de maior vulnerabilidade“, ressalta Nara Lucena, subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita.