Conscientização marca o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Subsecretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita promoveu ação educativa sobre direitos e contra a exploração de crianças e adolescentes

Em celebração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de junho, a Subsecretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita promoveu, na manhã da última quarta-feira, uma ação de mobilização na Praça João Luís do Nascimento, no Centro da cidade. O evento visou conscientizar a população sobre a importância de erradicar o trabalho infantil e garantir os direitos das crianças e adolescentes.

A atividade contou com a presença da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, o Conselho Tutelar, a Guarda Municipal, o Centro de Longevidade e a equipe de abordagem social, realizou diversas atividades informativas. Foram distribuídos folhetos e colados cartazes em estabelecimentos comerciais, com o intuito de divulgar a campanha e orientar a população sobre como identificar e denunciar casos de exploração infantil.

A diretora da Proteção Especial da Assistência Social de Mesquita, Aline Lacerda, enfatizou a relevância dessas mobilizações para alertar sobre as piores formas de trabalho infantil, como o tráfico de drogas e a exploração sexual. “Estamos aqui para informar e educar a população sobre os canais de denúncia. Qualquer munícipe que souber de um caso de trabalho infantil pode denunciar ao Conselho Tutelar ou ao CREAS do nosso município“, afirmou.

Durante o evento, adolescentes de uma escola próxima ao local também foram abordados e receberam informações e materiais educativos sobre a campanha. A Subsecretaria de Assistência Social anunciou que as atividades de conscientização continuarão ao longo do mês, com palestras itinerantes nos CRAS, direcionadas especialmente às crianças que participam dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.