Em mais uma iniciativa voltada à melhoria da saúde pública, Mesquita reinaugurou a Clínica da Família Dr. Jorge Campos, na Coreia, no dia 6 de setembro. A unidade foi a primeira do município a aderir ao modelo de saúde da família, ainda em 2018, ampliando os serviços da Atenção Básica para a população e implementando também, em 2019, a inclusão de intérpretes de Libras na equipe, com atendimento em Língua Brasileira de Sinais, tornando-se pioneira no estado do Rio de Janeiro na inclusão de pacientes com deficiência auditiva. O evento de reinauguração contou com a presença do prefeito Jorge Miranda, do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e da secretária de Estado de Saúde, Dra. Claudia Mello.
Agora, após uma ampla reforma, a Clínica da Família Dr. Jorge Campos conta com uma infraestrutura modernizada e mais acessível. Com uma área de 646 m² e capacidade para atender cerca de 21 mil moradores, a nova clínica oferece oito consultórios, salas de vacinação, farmácia, espaços para procedimentos médicos e de curativos, duas salas de espera para os pacientes, assim como ambientes direcionados aos agentes comunitários de saúde. Além disso, a unidade oferece serviços essenciais, como teste do pezinho para recém-nascidos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, coleta de exames laboratoriais e vacinação. Após as consultas, pacientes que necessitam de exames como ultrassom ou raio-X já saem com os procedimentos agendados. A Clínica da Família Dr. Jorge Campos funciona de segunda a sexta-feira, com coleta de exames a partir das 7h e atendimento até 18h.
“Com dez clínicas da família já em funcionamento, Mesquita se destaca pelo modelo de atenção primária que implementamos. Em breve, inauguraremos a unidade de Rocha Sobrinho, o que nos permitirá atingir 100% de cobertura territorial do município nessa estratégia de saúde da família, garantindo que todos os moradores tenham acesso a um serviço de saúde de qualidade”, concluiu o secretário municipal de Saúde de Mesquita, Dr. Emerson Trindade.
Há cinco equipes de saúde da família na unidade (Brasil, Cascata, Caixa D’água, Cachoeira e Potyguar), preparadas para atender moradores dos bairros Coreia, Alto Uruguai, Juscelino e Centro. Entre os profissionais que compõem a equipe multidisciplinar estão médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, além de técnicos de enfermagem e agentes de saúde. A clínica também conta com três equipes de Saúde Bucal e promove iniciativas como o Grupo de Gestantes e o Grupo + Saúde, este último com atividades físicas coletivas.
Durante a visita à nova clínica, o governador Cláudio Castro elogiou o trabalho da administração local. “Conheço muitos prefeitos e visito várias cidades, mas o cuidado que Jorge Miranda tem com a gestão de Mesquita é algo que impressiona. O comprometimento dele em entregar o melhor para a população é notável e os resultados, como vemos aqui, são de qualidade superior”, afirmou o governador, que também aproveitou para visitar outras obras no município, como a Policlínica São José e o Complexo Curumim.
Durante o período de obras da Clínica da Família Dr. Jorge Campos, a população não ficou desassistida. Os pacientes continuaram recebendo atendimento em uma unidade provisória, localizada no próprio bairro da Coreia.
“Nosso objetivo é sempre proporcionar um atendimento que valorize a saúde física e mental dos cidadãos. A atenção primária é a base de um sistema de saúde eficiente e nosso trabalho é fortalecer esse cuidado básico para que as pessoas não precisem recorrer a outras cidades. De acordo com a OMS, cerca de 80% das necessidades de saúde que um ser humano vai ter ao longo de sua vida podem ser resolvidas pela Atenção Básica. Hoje, temos a alegria de entregar uma clínica completamente renovada, oferecendo à população o cuidado que ela merece”, valorizou o prefeito da cidade de Mesquita, Jorge Miranda.