“Natal da Melhor Idade” foi o evento responsável por reunir parte da comunidade mesquitense em celebração às festas de fim de ano
O Centro Municipal de Longevidade de Mesquita, localizado na Chatuba, foi tomado pelo espírito natalino na manhã do último dia 17, terça-feira. Na ocasião, a população assistida pelo espaço compareceu em peso para celebrar a chegada das festas de fim de ano e, acima de tudo, o estreitamento dos laços familiares e comunitários.
O evento é realizado anualmente, marcando o fim do calendário de atividades do equipamento e estabelecendo o senso de comunhão característico do Natal. Algo que se alinha com a própria proposta do Centro de Longevidade, que busca promover o envelhecimento saudável por meio de iniciativas de acolhimento à população idosa.
Durante a celebração, os participantes puderam desfrutar de uma miniceia, acompanhada por uma cantata natalina, além de participar de sorteios valendo brindes natalinos. Coordenadora do Centro Municipal de Longevidade, Flávia Santos explica a importância de iniciativas assim para a terceira idade. “Alguns idosos chegam debilitados, sofrendo de depressão ou vítimas de alguma violência dentro do próprio lar. No Centro de Longevidade, eles encontram um lugar de acolhimento, onde podem criar vínculos de amizade e companheirismo. Não há nada mais significativo do que estabelecer esse senso de união, especialmente próximo ao Natal”, declarou.
Logos após o fim das festividades, aconteceu a Feira da Gratidão, onde utensílios domésticos recebidos por meio de doações puderam ser repassados à população assistida pelo Centro Municipal de Longevidade.
Acompanhamento humanizado
Inaugurado em 2019, O Centro Municipal de Longevidade nasceu com o intuito de possibilitar o acompanhamento humanizado e profissional da parcela idosa da população mesquitense, melhorando sua qualidade de vida. Para isso, o espaço funciona como um polo de socialização, oferecendo atividades como oficinas de artesanato, dança e jardinagem. O equipamento fica localizado na Rua Assú s/n°, ao lado do n° 260, na Chatuba. Já o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.